O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais - CBMMG atendeu a mais de 10.000 ocorrências envolvendo motociclistas só em 2021. Infelizmente, um recorde negativo para a segurança no trânsito e para as pessoas vitimadas. A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego - Abramet reportou que em 2018 foram 11.479 óbitos de motociclistas em acidentes de trânsito, com mais de 115.685 internações. Já os custos ao SUS ultrapassaram a marca de R$ 280 milhões em hospitalizações - em sua grande maioria, jovens entre 20 e 29 anos.

Focado em reduzir o impacto deste desastre urbano, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, com empenho da equipe do 1º Comando Operacional de Bombeiros – 1ºCOB, criou uma comissão para estudar formas de mitigar esse dano humano e financeiro. Em consequência, no dia 11 de dezembro de 2021, aconteceu a primeira edição do Treinamento Motociclista Seguro: um treinamento para motociclistas civis, sobretudo aqueles que utilizam a motocicleta como ferramenta de trabalho (entregadores e motofretistas), e também aqueles que deslocam para o trabalho em motocicletas, buscando conscientizá-los sobre os aspectos da pilotagem segura e da direção defensiva, auxiliando na redução dos acidentes no trânsito.

O treinamento foi ministrado por bombeiros militares que são instrutores de várias técnicas e bombeiros em Cursos de Formação de Oficiais, sargentos e soldados, com diversas disciplinas operacionais, trazendo conhecimento e experiência às aulas teóricas e práticas. Todos os instrutores possuem experiência e qualificação em suas respectivas disciplinas, dando ao treinamento a seriedade e o caráter técnico, para o alcance dos melhores resultados.

O participante João Marcelo enviou seus agradecimentos: “excelente curso, uma experiência incrível. Parabéns a todos os alunos e equipe de instrução. ” Já Leandro Rocha agradeceu “ por nos entregar um curso com excelência. Com certeza irei indicar no motogrupo, com certeza participarei dos próximos. ”

Para o Coordenador do Treinamento Motociclista Seguro, major Kleber Castro, o envolvimento do CBMMG em ações de prevenção e mitigação será um bom caminho para os próximos anos: “Temos muitos parceiros interessados em apoiar essa iniciativa e, com certeza, uma grande lista de motofretistas, motoboys e motociclistas interessados em aprender conosco as orientações para a prevenção de acidentes - este treinamento veio para ficar! ”

Houve sorteio de vários prêmios e brindes: foram 3 capacetes, 1 pneu traseiro, 1 blindagem de pneu e 1 tanque cheio, com apoio da By Motos, Barroca Motos e doações dos próprios militares. O próximo treinamento será no dia 29/01/2022 no 1º Batalhão de Bombeiros Militar. As informações serão divulgadas nas redes sociais do CBMMG e 1º BBM - anote aí e acompanhe as notícias: @bombeirosmg e @bombeirosmg.1bbm.