Nos últimos anos, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) tem atuado ostensivamente em apoio a missões em outros estados, junto a outros Corpos de Bombeiros, fortalecendo o apoio mútuo e a integração das Forças de Segurança em todo o país. O resultado dessa força tarefa é a otimização e efetividade na prestação de serviço onde quer ser se faça necessário.

Na última quinta-feira (2), a equipe do CBMMG retornou de Recife, após mais uma missão integrada, em apoio ao Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). A comitiva mineira seguiu para o Nordeste do país no dia 29 de maio e contou com 13 bombeiros militares que atuaram na área de coordenação e de buscas como padrão de resposta, visando o breve restabelecimento da normalidade social.

Atuação

Já no primeiro dia de busca a comitiva mineira, com a ajuda do cão Bono, do Canil de Governador Valadares, encontrou a primeira vítima que se localizava sob os escombros de casas que desabaram na região. Após as guarnições chegarem ao local constatou-se que se tratava apenas de uma ocorrência, concentrada na área demarcada como Ponto 2. Foram iniciadas as buscas com as equipes de intervenção de MG e PE, inclusive com o cão Bono.

Durante os trabalhos conseguiram identificar partes das residências das duas vítimas desaparecidas e pertences destes imóveis, o que permitiu fazer um mapa de uma possível movimentação da massa deslizada. Durante as tratativas para as melhores estratégias, foi empreendido o uso de uma viatura tipo ABT para a realização de desmanche hidráulico, possibilitando a recuperação de uma vítima.

Nos cinco dias de missão na região metropolitana do Recife, severamente atingida por fortes e constantes chuvas, os militares lidaram com a instabilidade do terreno, que se encontrava extremamente saturado, potencializando a possibilidade de colapso. Ainda assim, as buscas permaneceram e se concentraram no bairro Curado IV, local onde foram encontradas duas das vítimas pela equipe mineira.

Experiência

Além do conhecimento técnico profissional de atendimento nesse tipo de ambiente sinistrado, os bombeiros de Minas Gerais levaram consigo recursos específicos para atuação em apoio às vítimas desaparecidas/soterradas como detector de vida sísmico, gerador, luzes de cena, materiais de escoramento/rompimento, salvamento em enchentes/veicular/terrestre/altura, escoras metálicas/hidráulicas/manuais, HTs digitais, bombas específicas para desmanche hidráulico, além de outros.

Ligabom

O apoio dos Corpos de Bombeiros Militares de outros estados foi articulado por intermédio do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil - Ligabom, cuja atuação integrada já foi decisiva em outros desastres nacionais, sendo o último a atuação dos CBM nas enchentes da Bahia na virada do ano.