Na última sexta-feira (11), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por intermédio da Academia de Bombeiros Militar (ABM), encerrou em ato solene o Curso de Resgate Tático, que habilitou 30 discentes no atendimento pré-hospitalar em cenários de distúrbios civis e ambientes hostis.

O Curso de Resgate Tático qualificou os profissionais da segurança pública, bombeiros e policiais, para atuar em cenários de conflitos, através dos protocolos MARCH e Tactical Combat Casualty Care. Além das instituições mineiras, 8 militares de outros estados, como Amazonas, Roraima, Rio Grande do Norte, Brasília, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Piauí, fizeram parte do conjunto de alunos.

A capacitação teve duração de 160 horas e teve como finalidade padronizar os procedimentos para as ações realizadas pelas instituições antes, durante e após a ocorrência de distúrbios oriundos de manifestações populares. Tais eventos, podem afetar a segurança e a integridade tanto de seus participantes, como de agentes públicos, além de estabelecer procedimentos de segurança para atuação dos militares nestes tipos de ocorrência.

A solenidade contou com a presença do auditor setorial, coronel Robespierre de Oliveira Silva e também do coordenador do curso, capitão Alexandre Cardoso Barbosa, que destacou a importância do curso e da uniformização dos conhecimentos para atuar nas situações relacionadas ao tema no dia a dia.

Breve histórico

O primeiro treinamento em resgate tático do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais ocorreu em 2014 e, após a criação da referida resolução, foi formada a primeira turma de resgatistas táticos em 2016, ano em que foram empregados nas diversas operações advindas da Copa do Mundo, em Belo Horizonte.