No dia 16 de maio, teve início o primeiro Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (CBRESC) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). A capacitação oferecida pelos bombeiros de Minas é uma das mais requisitadas, suscitando o interesse de Corpos de Bombeiros de várias partes do país, da Polícia Militar mineira e também de outros estados e ainda do Exército.

O sucesso da capacitação se deve, principalmente, ao fato de ser uma das mais completas e atualizadas do segmento, abordando aspectos técnicos e aprofundando em temas relacionados que favorecem uma aplicação integral e mais abrangente da busca com cães.

O Curso de Busca, Resgate e Salvamento com cães (CBRESC), foi criado pela resolução 924, de 05 de agosto de 2020, com carga horária de 158 horas aula. Os objetivos são dotar os oficiais e praças do CBMMG de conhecimentos técnicos e táticos, que os habilitem ao desempenho das atividades de cinotecnia na corporação. A atividade de busca, resgate e salvamento com cães é de extrema importância para a instituição e para a sociedade.

Vítimas de colapsos estruturais em edificações ou deslizamentos em áreas urbanas, pessoas que se perdem em trilhas, turistas mal informados, ou mesmo pessoas com problemas mentais que adentram em áreas rurais sem deixar pistas são vítimas potenciais buscadas por equipes de bombeiros militares. Além destas, tem-se também uma série de acionamentos para busca de cadáveres nos mais diversos locais, urbanos e rurais.

Para solucionar tais ocorrências, equipes de busca terrestre empenham um considerável efetivo nessas missões. Assim, no intuito de minimizar tempo de resposta, bem como reduzir efetivo das missões, o emprego de cães vem sendo amplamente utilizado nas buscas terrestres.

Características aguçadas de visão (em buscas noturnas), audição e, principalmente os olfatos dos cães estão sendo bastante explorados como recurso para otimização e resolução das ocorrências.

Outra vertente importante a se considerar nos serviços de busca, resgate e salvamento com cães é a questão da segurança nas operações, já que as ocorrências envolvem trabalhos em locais de difícil acesso, desabamentos, deslizamentos, geralmente em condições adversas, requerendo muito esforço físico por parte do binômio (condutor e cão).

Dessa forma, foi criado o curso de busca, resgate e salvamento com cães, com a intenção de padronizar doutrina e preparar melhor tanto os militares como os cães para que possam prestar um melhor serviço para a sociedade mineira.

Foram preenchidas 25 vagas, com bombeiros militares da região metropolitana de Belo Horizonte e do interior do estado. Foram 26 dias de atividades, com sete avaliações, duas teóricas e cinco práticas, além de apresentações de trabalhos relacionados a temática de busca e salvamento com cães. Disciplinas de condicionamento e psicologia canina, etologia, obediência e destreza, seleção e manejo de filhotes, busca rural e urbana com cães, figuração e técnicas de sinalização, introdução a busca por odor especifico, primeiros socorros e manutenção canina, são algumas das disciplinas presentes no curso.