CBMMG compõe comitiva de militares em ajuda humanitária na Turquia

Início / Notícias Criado em: 13-02-2023 às 13h:34

Acionado via Itamaraty, pela terceira vez, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), figura no cenário internacional de ajuda humanitária em países que foram devastados por desastres naturais.

A corporação segue como referência nesse tipo de atendimento e conta com a expertise de especialistas que vivenciaram grandes ocorrências em Moçambique e no Haiti.

Seis militares do CBMMG, que integram o Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), juntaram-se a equipes de bombeiros de São Paulo e do Espírito Santo na última quarta-feira (8). Já o embarque para Ancara, capital Turca, aconteceu na quinta-feira (9), por meio de uma aeronave cargueira da Força Aérea Brasileira que levou as equipes, acompanhadas de cães e equipamentos.

A equipe mineira, chefiada pelo major Heitor Mendonça, tem atuado junto aos outros militares brasileiros em ações de gestão em desastres, aplicando o conhecimento de busca em escombros, além de contribuir nas atividades de planejamento e inteligência, mapeamento estratégico, georreferenciamento, busca aérea, distribuição de alimentos, desobstrução de vias, dentre outras missões características deste tipo de evento. 

Um dos principais equipamentos utilizados na operação é o detector de vida do CBMMG. Todas os materiais e esforços estão concentrados na localização e recuperação de pessoas vivas sob os escombros. Existem situações que tornam as ações de resgate mais árduas. Além da extensa área a ser vistoriada e da quantidade de edificações colapsadas, as condições climáticas e culturais dificultam o desenvolvimento da operação. 

Mesmo sendo uma ocorrência de maior complexidade, os militares do CBMMG, em um trabalho conjunto com outros órgãos e corporações envidam esforços na tentativa recuperar a vítimas desaparecidas. Entre os militares do CBMMG estão Major Heitor Aguiar Mendonça, capitão Tiago Silva Costa, 1º tenente Leonan Soares Pereira, 1º sargento  William Lopes Tristão, 2º sargento Leonardo Costa Pereira e cabo Vitor Bruno Alves de Oliveira.