Casa do saber já forjou milhares de soldados do fogo para o desafio de salvar vidas
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais celebrou na última terça-feira (25), em Belo Horizonte, o aniversário de 14 anos de criação da Academia de Bombeiros Militar (ABM). A instituição de ensino superior é reconhecida e classificada com nota 5 pelo Conselho Estadual de Educação, com cursos de Bacharelado em Ciências Militares (CFO) e Tecnologia em Segurança Pública e Prevenção (CHO), além de diversos programas de capacitação e qualificação contínuas.
Durante a solenidade comemorativa, o comandante da ABM, coronel Peron Batista da Silva Laignier, destacou a evolução do educandário: “Nossa Academia se destaca no cenário estadual e nacional, com um legado de treinamento, especialização e inovação. E, com a certeza de que continuaremos a evoluir, agradecemos a todos os parceiros, agraciados, homenageados e a cada um que tem contribuído para esta história. Que sigamos firmes em nossa missão de salvar vidas e inspirar, como verdadeiros heróis, sempre com coragem, disciplina e compromisso com a nossa missão. ”
Em seguida, discursou o deputado Federal Pedro Aihara, enfatizando que “os atuais professores civis e militares, os pedagogos, os bibliotecários, os apoiadores e colaboradores, juntos, fazem o milagre da educação ser possível. E aqueles que vieram antes de nós ajudaram a tornar a ABM mais forte. Em termos estruturais, de pesquisa, de conhecimento científico e acadêmico, vimos o progresso da ABM, que capacita e qualifica nossos militares. ”
Encerrando os discursos, a comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, ressaltou o potencial de aperfeiçoamento que a casa oferece: “a ABM não é apenas uma escola, mas um legado de transformação humana, onde todos — instrutores, professores e equipes — desempenham papel fundamental na preparação dos bombeiros para salvar vidas. ”
Um pouco da história
A ABM começou em fevereiro de 1985, com a criação da Seção de Ensino de Bombeiros (Sebom) dentro da Polícia Militar de Minas Gerais. Ao longo dos anos, viveu importantes marcos, como a criação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças em 1994 e a inauguração oficial da Academia em 2018. Em 2022, a ABM conquistou sua casa permanente, o local que se tornou o verdadeiro berço da formação dos soldados do fogo.
Em 2024, a ABM celebrou a criação do Centro Intersetorial de Pesquisas em Alterações Climáticas e Redução do Risco de Desastres, um passo essencial para enfrentar os desafios climáticos e garantir mais segurança para a população de Minas Gerais.
Hoje, A Academia de Bombeiros Militar é o lugar onde são cultivadas as tradições militares, o conhecimento é impulsionado, e a pesquisa e o ensino são contínuos, formando e qualificando heróis e heroínas do fogo, com o compromisso de sempre servir e proteger a população mineira.