Nesta terça-feira, 2 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) celebrou mais um Dia Nacional do Bombeiro, no auditório Juscelino Kubitscheck, na Cidade Administrativa de Minas Gerais. Neste ano, a corporação retomou a trajetória dos primeiros bombeiros que deram início a uma história de coragem quando os recursos ainda eram limitados.

Na oportunidade, 112 pessoas foram agraciadas com a Medalha da Ordem do Mérito Dom Pedro II, maior honraria da instituição, que é concedida àqueles cuja dedicação e apoio são fundamentais para o sucesso das ações da corporação e que compartilham do compromisso de salvar e proteger vidas.

A solenidade foi presidida pelo comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho. Em seu discurso, ele relembrou a origem da instituição, a primeira ocorrência atendida e o decreto do presidente Getúlio Vargas, em 1954, que instituiu o 2 de julho como Dia Nacional do Bombeiro.

Sobre ser bombeiro, o comandante destacou: “Os nossos bombeiros militares desempenham um papel crucial na sociedade, atuando na linha de frente em situações de emergência. Suas responsabilidades vão além do combate a incêndios, incluindo resgates em acidentes, resposta a desastres naturais e ações preventivas de segurança. São treinados para lidar com situações de alta pressão e risco, demonstrando coragem e dedicação. Em contrapartida, os bombeiros enfrentam inúmeros desafios, que vão desde a exposição a perigos físicos até a impactos psíquicos. Por isso, o suporte psicológico e o treinamento contínuo são tão importantes para que possam continuar a desempenhar seu trabalho de forma eficaz. ”

Outro momento importante da solenidade foi a entrega da Comenda Bombeiro Honorário ao secretário Fábio Baccheretti, que responde pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Em seu discurso, o médico destacou a boa relação com os bombeiros e a vocação que é comum às duas profissões. “Assim como os médicos, se os bombeiros estiverem de férias, na praia ou nas montanhas, eles são bombeiros. É uma honra muito grande dizer que minhas filhas gêmeas, de seis anos, não querem ser médicas, querem ser bombeiras. Vocês conseguem trazer para a sociedade um respeito nato. Vocês não precisam provar a capacidade e a importância de vocês para a sociedade.”

Aeronaves irão potencializar o atendimento

Na oportunidade, o comandante-geral e o secretário de saúde anunciaram a entrega de um dos três helicópteros previstos para reforço do atendimento médico hospitalar em Minas Gerais, pelo Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV). A aeronave multimissão, Arcanjo 12, modelo Koala, com capacidade para até oito ocupantes. A aeronave é capaz de cumprir diversas tarefas tais como, atendimento pré-hospitalar; atendimento inter-hospitalar; transporte de tecidos e órgãos humanos, bem como equipes de saúde envolvidas na capitação de órgãos.

O veículo é equipado com guincho de salvamento podendo atuar para salvar pessoas ilhadas, além de conter todos os equipamentos médicos que a transforma em uma UTI aérea. A aeronave oferece mais segurança nos transportes ao possibilitar que o copiloto esteja embarcado em todos os deslocamentos, sem necessidade de retirá-lo para embarque de paciente.

A entrega da aeronave trará mais qualidade e agilidade aos atendimentos aeromédicos do estado, tornando Minas Gerais o maior prestador de serviço aeromédico SUS do Brasil, estruturado sob a ótica de rede interfederativa de saúde.

Homenagem aos veteranos

Em lágrimas, a plateia assistiu o curta-metragem “Irmãos de farda: memórias de uma missão”, produzido e editado pela equipe de comunicação do CBMMG. Os veteranos compartilharam suas histórias e sentimentos sobre a nobre missão de bombeiro militar. Por meio de relatos inspiradores que destacaram os valores, desafios, emoções e sentimentos que permearam a vida desses heróis.

Ao final da exibição, os bombeiros veteranos que deram vida a história reproduzida pelo vídeo e que estavam presentes na plateia, foram longamente aplaudidos pela bravura com que escreveram os valiosos capítulos que hoje inspiram jovens a ingressar na nobre missão de salvar.

Autoridades

Prestigiaram o evento as seguintes autoridades: deputado estadual Antônio Arantes, representando o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais; o deputado Pedro Aihara; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, desembargador Jadir Silva; o presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais, conselheiro Gilberto Diniz; o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti; o secretário de Estado de Governo, Gustavo Valadares; o secretário de Estado de Comunicação Social de Minas Gerais, Bernardo Santos; o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais, Pedro de Souza; a subcomandante-geral e chefe do Estado-Maior, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa; a presidente do Serviço Social Autônomo, Christiana Almeida; a vice-presidente da Associação Feminina de Assistência Social e Cultura, Ana Paula Botelho; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal de Minas Gerais, Fábio Jardim; o Capitão dos Portos de Minas Gerais, capitão de mar e guerra Leonardo Navaes; o chefe do Estado-Maior da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Marcelo Oliveira; o comandante interino do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, coronel aviador Alexandre Leal; a delegada-geral de Polícia, Maria Alice Faria, representando a chefe da Polícia Civil de Minas Gerais; o tenente-coronel EB Rodrigo Ferreira, representando o comandante da 4ª Região Militar; a procuradora do Estado, Camila Favalli, representando o advogado-geral do Estado de Minas Gerais; o promotor de Justiça e chefe de gabinete, Paulo Filho, representando o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais e presidente do CNPG, Jarbas Soares Júnior; coronéis veteranos, representantes de outros órgãos e demais autoridades civis e militares.

Clique aqui e acesse mais fotos do evento!  

Assita ao vídeo comemorativo do Dia Nacional do Bombeiro!