Nesta terça-feira (8), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou, no auditório principal da Academia de Bombeiros Militar, uma solenidade em comemoração ao 15º aniversário da Diretoria de Assuntos Institucionais (DAI). O evento reconheceu militares e colaboradores que, ao longo dos anos, contribuíram significativamente para o fortalecimento da instituição e para a excelência dos serviços prestados à sociedade mineira.

Criada em 2009, a DAI tem como missão assessorar o comando do CBMMG em questões institucionais e estratégicas, promovendo ações integradas com órgãos públicos. A diretoria também é responsável pelo planejamento estratégico voltado para o crescimento e desenvolvimento da instituição, além da captação de recursos alternativos, sempre buscando otimizar a eficiência das atividades da corporação e fortalecer suas operações.

Durante a cerimônia, foram entregues a Medalha do Mérito Militar, o Certificado de Destaque Profissional e o Distintivo de Militar Veterano, honrarias que valorizam tanto os militares que atualmente contribuem para o fortalecimento do Corpo de Bombeiros Militar quanto aqueles que, ao longo de suas carreiras, deixaram um legado de dedicação e serviço, consolidando os alicerces da instituição.

Já em outro momento, o Diploma de Colaborador Benemérito homenageou personalidades e autoridades que contribuíram para a melhoria dos serviços prestados pelo CBMMG. Entre os agraciados estavam: Mila Batista Leite Corrêa da Costa, secretária de estado adjunta de governo; Ana Paula Muggler Rodarte, chefe de gabinete e procuradora da Advocacia-Geral do Estado; Ana Tereza Ribeiro Fernandes, chefe de gabinete da Secretaria-Geral do Estado; Leonardo Martins Marques, tenente-coronel PM e diretor-geral do Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais; Daniel Guimarães Medrado de Castro, ouvidor de polícia da Ouvidoria-Geral do Estado; Felippe Ferreira de Mello, subsecretário de gestão de transferências estaduais da Secretaria de Estado de Governo; Gean Fernandes Pinto, superintendente de emendas parlamentares e transferências da Secretaria de Estado de Governo; Thaís Corrêa Damasceno, superintendente de Infraestrutura e Logística da Secretaria de Estado de Educação; Márcio de Abreu Andrade Rodrigues, diretor central de planejamento e operacionalização da Secretaria de Estado de Governo; Marcel Romani Barbosa, diretor central de monitoramento da execução da Secretaria de Estado de Governo; Camila Maria de Oliveira Silva, assessora estratégica da Secretaria de Estado de Governo; e Suelen Lívia Novy Santos, coordenadora de gestão processual e financeira da Secretaria de Estado de Saúde.

A cerimônia contou com a presença de importantes autoridades, incluindo o comandante-geral do CBMMG, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho; a coronel Daniela Lopes Rocha da Costa, subcomandante-geral e chefe do Estado-Maior do CBMMG, o coronel PM Paulo Roberto Bermudes Rezende e pela coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, diretora de assuntos institucionais. Também estiveram presentes outras autoridades civis e militares, reforçando o prestígio do evento.

A solenidade foi encerrada com discursos das autoridades e a exibição de um vídeo institucional que celebrou os 15 anos de trajetória da DAI, destacando suas conquistas e seu papel essencial no fortalecimento da corporação.

O aniversário da DAI reafirma o compromisso com a inovação e eficiência, consolidando seu papel estratégico no CBMMG e na segurança da população mineira. O evento destacou a importância da integração entre as instituições públicas e o papel central da DAI na estrutura do CBMMG. Diretoria de Assuntos Institucionais: Fortalecendo o presente e construindo o futuro!