No dia 31 de agosto de 2022, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) iniciou a celebração dos 111 anos da instituição com a realização de uma solenidade no pátio da Academia de Bombeiros Militar (ABM), em Belo Horizonte. O evento prestigiou também alguns militares com a outorga da Medalha do Mérito Profissional e evidenciou a importância da corporação para a sociedade mineira desde a sua criação em 1911.

A solenidade, que foi presidida pelo comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo da Silva, contou com a presença do general de divisão, Paulo Alípio Branco Valença, comandante da 4ª Região Militar, do chefe do Estado–Maior coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho e demais autoridades civis e militares.

O coronel Estevo destacou o crescimento conquistado pela corporação nos últimos anos: “A premissa de que estamos atendendo mais e melhor se comprova com a ampliação da presença física do CBMMG, nos últimos quatro anos, nas cidades de Arcos, Santa Luzia, Francisco Sá, Betim, São Gonçalo do Rio Abaixo, João Pinheiro, Sacramento, Tupaciguara, Cataguases, Guanhães, Capelinha, Araçuaí e Bocaiúva, e chegaremos ainda, dentro deste ano, nas cidades de Três Marias, Andradas, Machado e Brumadinho. Essa expansão significa um importante crescimento de vinte e três por cento, levando proteção pública a todos os pontos do estado. Nosso atendimento de ocorrências tem resultado em recordes de resposta, seja no combate a incêndio, nos salvamentos ou na prevenção.

111 anos perseguindo a excelência

Desde a sua criação, a corporação trabalha de forma incansável para superar as adversidades encontradas pelo caminho e se adaptar às transformações da sociedade, estando sempre em constante evolução.

Com as mudanças climáticas e impactos ambientais sofridos no mundo e também no Brasil, o Corpo de Bombeiros se empenha a cada ano para superar a capacidade de resposta frente à grandes desafios como as fortes chuvas que assolaram o Norte de Minas e RMBH; queda da rocha em Capitólio; ameaças de rompimento de barragens; operações de apoio a outros estados; grandes acidentes de trânsito; o incêndio na Santa Casa e os incêndios florestais.

Não se pode deixar de destacar também as conquistas do CBMMG neste ano e nos anos anteriores que refletem em melhorias para a tropa e também para a sociedade, com a realização de concursos e abertura de 400 vagas; captação de recursos junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública, Infraero e outros órgãos para investimento na instituição; realização de treinamentos e capacitações; inauguração de novas frações, realização do Alerta Vermelho, Alerta Verde e Rota de Emergência; aquisição do Complexo Pampulha; aquisição do Arcanjo 10 (Air Tractor) para combate aos incêndios em vegetação, dentre outras ações importantes.

Desafios que foram se diversificando ao longo do primeiro semestre, testando os limites da capacidade de resposta do CBMMG, reforçando a importância de trabalhar de forma planejada e estratégica a fim de alcançar resultados mais efetivos.

Ao completarmos 111 anos de existência, rememoramos o nobre legado de preservação da vida, construído ao longo de todo esse tempo pelas mãos de cada bombeiro militar, cumprindo o objetivo de ser sempre o amigo certo nas horas incertas.

Clique aqui e veja mais fotos!

Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.