Solenidade de celebração dos 109 anos do IPSM e outorga da Medalha Manoel Soares do Couto é realizada na ABM

Início / Notícias Criado em: 25-09-2020 às 14h:49

Na manhã desta sexta-feira (25), foi realizada na Academia de Bombeiros Militar (ABM) a solenidade em comemoração aos 109 anos do Instituto de Previdência dos Servidores Militares de Minas Gerais – IPSM. A breve solenidade também agraciou algumas autoridades com a Medalha Coronel Manoel Soares do Couto.

Participaram da solenidade, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Edgard Estevo da Silva; o Chefe do Estado-Maior do CBMMG, Cel Erlon Dias do Nascimento Botelho; o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel PM Rodrigo Sousa Rodrigues; o Diretor-Geral do Instituto de Previdência do Servidor Militar, Coronel PM Veterano Vinícius Rodrigues de Oliveira Santos; o Secretário de Planejamento, Otto Alexandre Levy Reis; o Deputado Federal Subtenente Gonzaga e o Presidente da Fundação Nacional de Saúde, Coronel Giovanne Gomes da Silva, entre muitas outras autoridades.

O Instituto de Previdência dos Servidores Militares do estado de Minas Gerais atua há mais de 100 anos em prol da qualidade de vida da família militar mineira. Os registros históricos revelam que a iniciativa da criação do IPSM foi de um grupo de sargentos da Força Pública do estado de Minas Gerais que, em 1903, já pensava em criar uma forma de amparo às famílias dos militares. A concretização desses anseios veio em setembro de 1911, através da aprovação e publicação da a lei estadual nº 565, instituindo-se a caixa beneficente da força pública do estado de Minas Gerais, com a finalidade de prover a subsistência das famílias dos oficiais e praças que falecerem.

Desde então, o IPSM passou por inúmeras mudanças, a fim de ampliar os benefícios ofertados pela instituição. Atualmente, além da pensão, a autarquia presta outros benefícios previdenciários como auxílio-natalidade, auxílio-funeral, auxílio-reclusão e pecúlio. A assistência à saúde dos militares, pensionistas e dependentes também é um benefício prestado em conjunto com as instituições militares estaduais.

Para o Cel Estevo, “por dever de justiça, é preciso ressaltar a força dessa instituição em seus 109 anos. As gestões equilibradas e modernizadas tornam este instituto sustentável, garantem sua perenidade e confiança.” comentou o Comandante dos bombeiros.

Já para o Diretor-Geral do IPSM, Cel Vinícius, “o momento é de celebração. São 109 anos de trabalho na nobre tarefa de amparar a Família Militar em Minas Gerais. Chegamos a essa data felizes e confiantes, certos de que ainda há muito o que fazer. Nossos beneficiários são o nosso maior patrimônio!” afirmou Santos.

Oportunamente, a solenidade condecorou autoridades com a “Medalha Coronel Manoel Soares do Couto”, assim nomeada em deferência ao primeiro diretor-geral do instituto. A medalha é uma honraria concedida aos que se destacaram pela responsabilidade, ética, dedicação, e seriedade, com valores indissociáveis à família militar mineira, contribuindo para a consecução dos objetivos institucionais do IPSM.

Entre os homenageados, quatro militares do Corpo de Bombeiros receberam a medalha: o Corregedor do CBMMG, Coronel Marcus José Tibúrcio Lima; o Comandante da ABM, Coronel Lucioney Rômulo da Costa; Subassessor de Saúde, Tenente-Coronel QOS Antônio Carvalho de Melo Rocha e a Auxiliar da Seção Técnica de Saúde, Nívia Mara Moreira Martins.