Entre os dias 16 a 20 de maio e 6 a 10 de junho, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou mais um curso de qualificação. Os alunos puderam conhecer e executar ações de pilotagem em aeronaves remotamente pilotadas no Curso Piloto de RPA (Remotely Piloted Aircraft).

O CBMMG é notoriamente reconhecido em suas atividades aéreas, seja pelo suporte no resgate às vítimas, seja pelo reconhecimento de áreas/territórios para segurança nos trabalhos das equipes de combate. Dessa forma, tendo em vista o baixo custo de operação dos RPAs e a eficiência dos aparelhos, torna-se cada vez mais viável e necessária a utilização dessas aeronaves nos procedimentos operacionais.

Os RPAs podem auxiliar os militares nas buscas de pessoas perdidas, recuperação de cadáver, monitoramento e mapeamento de incêndios em vegetação ou área urbana, além de dar suporte a outras instituições.

Durante os dois períodos de curso, 44 militares e 2 servidores civis da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais puderam adquirir conhecimento para as operações com RPAs e incorporar às fileiras de pilotos do CBMMG.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais proporciona a expansão de conhecimento à sua tropa com intuito de gerar, cada vez mais, a melhor assistência ao povo mineiro.