Entre os dias 18 e 22 de setembro de 2023, como parte da campanha "Setembro Amarelo", o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por meio da Academia de Bombeiros Militar (ABM), realizou a VI edição do Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio (CATS).

Ao término do curso, 44 novos abordadores foram formados, participando bombeiros militares das diversas regiões do estado, bem como dois representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMRJ), uma médica do SAMU/BH e um enfermeiro do NEP/CISSUL-SAMU de Varginha.

Durante a semana de instrução, os participantes do curso foram submetidos a rigorosos treinamentos teóricos e práticos, incluindo exercícios simulados de ocorrências envolvendo emergências psiquiátricas. A abordagem humanizada busca equipar os abordadores com conhecimentos técnicos e táticos atualizados, capacitando-os a oferecer atendimento seguro e compassivo em casos de tentativas de suicídio.

Além da capacitação operacional, o curso incorpora componentes essenciais relacionados à prevenção do suicídio e à promoção da valorização da vida. Isso proporciona aos abordadores as ferramentas necessárias para identificar situações de risco de suicídio e agir adequadamente. É importante enfatizar que, diante de uma emergência, a ligação imediata para o número 193 é crucial. Além disso, para aqueles que enfrentam dificuldades emocionais e desejam conversar com alguém, o Centro de Valorização da Vida (CVV) está disponível através do número '188'. Vale destacar que esse serviço é gratuito, anônimo e opera 24 horas por dia.

Ressalta-se o caráter humanitário da iniciativa do CBMMG que, sob a coordenação do Capitão Richelmy Murta, contribui significativamente para a promoção da conscientização sobre a saúde mental e a prevenção do suicídio. Além disso, fortalece a rede de apoio disponível para indivíduos em situações de crise emocional, demonstrando um compromisso notável com o bem-estar da comunidade. Parabenizamos o CBMMG, a ABM e todos os envolvidos por seu esforço dedicado e valioso neste campo de atuação.