Entre os dias 30 de junho e 09 de julho, aconteceu a 49ª Expomontes, tradicional exposição agropecuária realizada na cidade de Montes Claros. A edição de 2023, que teve duração de 10 dias, contou com um público de mais de 400 mil pessoas presentes, sendo realizada no Parque de Exposições João Alencar Athayde.

Para que o evento ocorresse de forma segura, houve o esforço conjunto do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), da Polícia Federal (PF), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Polícia Civil (PC), da Sociedade Rural e da Prefeitura Municipal de Montes Claros, que garantiram a segurança de cerca de 30 mil pessoas que passaram pela exposição diariamente.

Um posto de comando foi instalado no Parque de Exposição, funcionando todos os dias, com a participação de representantes de todos os órgãos envolvidos na segurança do evento. As instituições destacaram a importância da integração das atividades e o sucesso nas medidas preventivas, o que resultou na ausência de intercorrências graves.

O CBMMG atuou na fiscalização do evento, quanto ao cumprimento da legislação vigente de prevenção contra incêndio e pânico, que regulamenta além da capacidade máxima de público, as suas saídas de emergências e a instalação de extintores e dispositivos preventivos que promoveram a segurança no local. As autoridades envolvidas destacaram também, a importância da presença das viaturas no interior e na parte externa do parque e inserção de mídias preventivas durante a Expomontes.