Incidência de casos sofre alta de 480% em relação ao ano passado

Na primeira semana de fevereiro, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi acionado, via 193, para atender ocorrência de desabamento de residência na rua Vicente Lovalho, em Santa Luzia - MG. A equipe de bombeiros evacuou três casas que estavam em risco de desabamento, isolando o local e orientando seus moradores; não houve nenhuma vítima.

De acordo com o Centro Integrado de Informações de Defesa Civil (Cinds/CBMMG), apenas nos primeiros 40 dias do ano de 2022, o CBMMG atendeu 1.660 ocorrências relacionadas ao risco geológico em todo o estado, sendo 1.442 vistorias e 218 registros de desabamento/desmoronamento. No mesmo período de 2021, foram registrados 287 casos dessa natureza em Minas Gerais, o que representa um aumento de cerca de 480%.

A concentração desse tipo de ocorrência em janeiro deve-se a maior incidência de chuvas nos primeiros meses do ano.

Dessa forma, é essencial que as pessoas que moram em áreas de risco geológico mantenham-se sempre vigilantes a qualquer sinal de desprendimento de vegetação em encostas e sinais de instabilidade. Nestes casos, os moradores devem sair de casa e buscar local seguro, além de acionar o CBMMG via 193 em caso de risco.

Dicas para monitoramento

•Monitore constantemente áreas de encosta: em especial verifique alteração na posição ou inclinação de árvores e postes;
•Caso o local seja interditado pela Defesa Civil ou CBMMG, siga as orientações dos órgãos e saia dos locais interditados, buscando casas de amigos ou abrigo da prefeitura;
•Monitore muros, paredes: em caso de surgimento de trincas, busque local seguro e entre em contato com CBMMG ou Defesa Civil.