Dia de festa para o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e para os 33 aspirantes da turma Athus, que se forma hoje (20), no Curso de Formação de Oficiais (CFO), em solenidade realizada na Academia de Bombeiros Militar (ABM), em Belo Horizonte.

De origem grega, o nome Athus simboliza força, resistência cultural, tradição, imponência e ligação aos atos de coragem, bravura, destreza e vitória. Esses atributos fundamentaram a escolha do nome da Turma de Aspirantes de 2021, uma vez que são características desejáveis e necessárias aos futuros oficiais bombeiro militar.

A formatura foi presidida pelo comandante-geral, coronel Edgard Estevo da Silva, que em seu pronunciamento destacou a importância deste momento para os formandos.

"O escritor Yuval Noah Harari em seu livro 21 lições para o século 21 profere a seguinte sentença: “a mudança é a única constante”. e a trajetória da turma Athus de aspirantes 2021 representa esse contexto.

A entrada da turma na instituição se deu no dia quatro de fevereiro de dois mil e dezenove, cerca de dez dias após o rompimento da barragem de Brumadinho. nossos formandos, logo cedo, puderam conhecer essa operação e iniciaram sua trajetória no CBMMG já vivenciando a significativa transformação que representou para nós Bombeiros Militares de Minas Gerais aquela ocorrência. depois de Brumadinho, nunca mais seremos os mesmos!

Foi ainda a primeira turma de discentes a frequentar instruções, treinamentos e aulas inaugurando as instalações desta academia de bombeiros militar, que representa a concretização de um sonho para nós bombeiros militares de Minas Gerais.

Transformações tecnológicas nos últimos três anos demoveram para o museu rotinas há décadas repetidas. A pandemia de Covid 19 catalizou a mudança de hábitos democratizando o mundo digital, introduzindo novas práticas no mundo do trabalho, nas relações pessoais e também no ensino-aprendizagem.

Muitos foram os desafios enfrentados por este educandário ao longo do ano, não obstante, cada entrega, cada turma habilitada e formada nesta academia, carrega a marca de um dos melhores centros de formação bombeiro militar do país. E este fato se deve, sobremaneira, aos talentos humanos aqui alocados, que se desdobram para sobrepujar as condições adversas, a estrutura física que ainda carece de melhorias e os percalços da pandemia. Portanto, incansáveis trabalhadores desta ABM, deixo o registro do orgulho e da profunda gratidão deste comandante para com as senhoras e senhores.

Turma Athus e seu legado

A jornada dos 33 aspirantes a oficiais se deu no dia 04 de fevereiro de 2019, cerca de 10 dias após o rompimento da barragem de Brumadinho. Os cadetes, logo cedo, puderam conhecer a operação e já iniciaram vivenciando a tamanha responsabilidade de ser bombeiro. Além disso, a turma ficou alojada até a solenidade de entrega do Espadim Dom Pedro II, que ocorreu no dia 23 de agosto de 2019. O período de alojamento foi de suma importância para fomentar e o espírito de corpo entre os militares e fazê-los viver e absorver os princípios do militarismo com mais intensidade.

A turma também contribuiu com readequações das Normas Gerais de Ação (NGA’s) da ABM, dentre as quais a NGA-01, NGA-03 e NGA-04. Produziu o Quadro de Nós e o Banner de fardamentos que estão presentes no prédio de ensino, os quais contribuem para o aprendizado e para a boa apresentação dos discentes. E realizou um treinamento de Atendimento Pré-hospitalar para profissionais da Maternidade Odete Valadares, em que mais de 500 pessoas foram instruídas em Suporte Básico de Vida.

Todos os cadetes tiveram participação fundamental na instalação do Pelotão Acadêmico. O comprometimento e espírito visionário dos militares foram determinantes para o desenvolvimento e execução do projeto. Além dos três militares que compõem a gestão do pelotão, toda a turma contribuiu desde a fase inicial, desde a reforma das instalações até o atendimento das primeiras ocorrências. A abnegação dos militares mostra o caráter pioneiro da turma que concretizou um dos anseios mais antigos da ABM.