Secretária de estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Luiza Barreto, participou do evento

Na última sexta-feira (3), o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Edgard Estevo da Silva, acompanhado pelo chefe do Estado-Maior, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, receberam a secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas (Seplag), Luísa Cardoso Barreto, para o evento de lançamento do portfólio de programas e projetos da 4ª edição do Plano de Comando do CBMMG para o biênio 2021-2022.

O evento contou com a presença dos comandantes operacionais, diretores, chefes, assessores, comandantes de unidades até o nível de Pelotão, bem como demais autoridades e convidados que participaram via transmissão online.

Durante o evento, foi procedida a assinatura pelo comandante-geral da diretriz n° 06/2021 que trata do Portfólio de Projetos do CBMMG, bem como a entrega de um exemplar da 4ª Edição do Plano de Comando à secretária. As falas das autoridades se alinharam sobre a importância da operacionalização do Planejamento Estratégico, uma vez considerada a irrevogabilidade do propósito organizacional da corporação, bem como a necessária sintonia entre as ações das organizações públicas.

O coronel Estevo destacou que o Plano foi amplamente discutido, o que amplia a legitimidade perante toda a corporação por meio da coluna fundamental do atender mais e atender melhor.  Ele também falou sobre o alinhamento com o governo do estado: “nosso Plano se adequa ao Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado e nós temos buscado essa integração constante. Nós construímos indicadores para cada um dos objetivos estratégicos, fomos ousados, como disse a secretária. Estamos nos desafiando a fazer mais e melhor”, explicou o comandante.

Luiza Barreto lembrou que no início de sua trajetória na Seplag, trabalhou com Planejamento Estratégico das Forças de Segurança e que se orgulha em perceber o quanto a corporação tem se aprimorado neste quesito e elogiou o trabalho dos militares: “ o Corpo de Bombeiros completa 110 anos nesta semana, com um Planejamento Estratégico extremamente bem feito, usando de metodologias atuais, e também do OKR, que é o que temos de mais moderno, e estabelecendo metas e resultados para que a corporação continue a evoluir”, comentou a secretária.

Já o major Marcos Anderson Viana Soares, destacou: “nosso portfólio é um portfólio vivo que traz um detalhamento ao nível de programa e será adaptado na medida em que for necessário e de acordo com oportunidades que forem aparecendo. Importante destacar também que este portfólio agora é de Proteção e Defesa Civil, face à importância do assunto para o Corpo de Bombeiros”, explicou ochefe da Asplan.

O coronel Erlon, que esteve diretamente envolvido no trabalho, encerrou o evento lembrando que o momento é de gratidão e realização, mas que o lançamento da 4ª edição apenas nos remete ao desafio da próxima, que deve contemplar assuntos como prevenção, saúde dos militares e defesa civil.

Próximos passos

Com a finalidade de dar transparência e engajamento aos próximos passos, foram apresentados os projetos que irão compor o Portfólio Vivo para o biênio pela Assessoria de Planejamento do CBMMG – Asplan. Também foi evidenciada as quatro oportunidades de melhoria implementadas nesta 4ª edição do Plano de Comando, quais sejam: o propósito organizacional, a Gestão dos riscos estratégicos, os indicadores e os estudos para otimização do orçamento da corporação (OBZ).

As próximas fases da operacionalização envolvem: a nomeação das equipes, publicação de resolução, a capacitação em gestão ágil de projetos, início dos trabalhos para planejamento, execução e monitoramento dos projetos até dezembro de 2022.