CBMMG apoia simulação de incêndios em vegetação no Parque Serra Verde

Início / Notícias Criado em: 28-05-2021 às 16h:00

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por meio do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3ºBBM), atuou em apoio ao Instituto Estadual de Floresta (IEF) e Previncêndio no Manejo Controlado do fogo, no Parque Serra Verde, em Belo Horizonte, no início da manhã desta última quinta-feira (27).

A atividade teve como objetivo eliminar o risco de incêndios em vegetação no Parque Serra Verde e a corporação foi acionada para atuar de forma preventiva, garantindo a segurança da operação. Nesse sentido, os militares observaram e monitoraram as variações de vento e temperatura (não superiores à 40%) e a variação da umidade relativa do ar (igual ou inferior a 30%) durante o decorrer da intervenção.

Para segurança da vegetação e do bairro residencial, a gerência do parque realizou a construção de um aceiro (faixa de terra contínua sem vegetação) ao redor da área a ser queimada, mantendo rotas de fuga e área de segurança para equipe atuante.

A área queimada apresenta espécies exóticas como gramínea braquiária e árvores de leucena, sendo tomadas as medidas de coroamento para a preservação das espécies arbóreas nativas, existentes no local.

Coordenada pelo Sr. Daniel Rocha, gerente da Força Tarefa Previncêndio, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, IEF, Safemed e brigadistas voluntários, o manejo do fogo se encerrou atingindo os objetivos propostos.