CBMMG apoia carreata em prol da doação de órgãos

Início / Notícias Criado em: 25-09-2021 às 18h:28

O cenário dos transplantes de órgãos no Brasil já dá sinais de recuperação após sofrer o impacto da pandemia. De acordo com o último relatório da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), divulgado no início de agosto, a taxa de notificação de potenciais doadores de órgãos aumentou 13% no primeiro semestre de 2021, período que registrou mais de 10 mil transplantes no país. Entre janeiro e junho de 2020, eles não chegaram a 9 mil.


No entanto, a taxa de doadores efetivos caiu 13%. Isso significa que, até o ano passado, para efetivar uma doação, era necessária a identificação de três possíveis doadores. Agora, para obter o mesmo resultado, é preciso ter quatro potenciais doadores. O principal motivo do declínio, ainda segundo a ABTO, é o aumento de 44% na taxa de contraindicação. Desde o início da pandemia, o Ministério da Saúde orientou as equipes médicas a adotarem avaliações criteriosas, como a implementação de testagem para Covid-19 em possíveis doadores e não realização de transplantes de órgãos retirados de pessoas que morreram da doença, o que impactou negativamente as captações. Só em Minas Gerais, 5.218 pessoas aguardam na fila do MG Transplantes por um órgão e pela chance de renascer.


Com o intuito de diminuir o tempo de espera e potencializar o número de doações, foi criada a campanha Setembro Verde, alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado na próxima segunda-feira (27). Para celebrar a data e reforçar a importância da doação de órgãos para a realização de transplantes, que para muitas pessoas é a única esperança de vida, o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, um dos maiores centros transplantadores de Minas Gerais, realizará pela primeira vez a "Carreata pela doação de órgãos".


O evento acontecerá das 9h às 10h30. O ponto de encontro para entrega dos kits, que será realizada diretamente no veículo, e local de partida será o Campus Saúde da UFMG (Avenida Professor Alfredo Balena, 190). O trajeto será - Alfredo Balena, Carandaí, Guajajaras, João Pinheiro, contorna Praça da Liberdade, desce Av. Brasil, Francisco Sales e retorna para o Campus Saúde. O Corpo de Bombeiros Militar de MG, também apoia o processo de captação de órgãos para transplantes e irá conduzir a "Carreata". As inscrições, que são limitadas, podem ser feitas pelo Sympla neste link (https://www.sympla.com.br/carreata-pela-doacao-de-orgaos-para-transplantes-do-hc-ufmg ebserh__1345519).


A família da empresária Moara Martins já confirmou presença. Ela é mãe de Nicolas, de 10 anos, que em 2015 foi submetido a um transplante de medula óssea no HC-UFMG. Nicolas sofria de aplasia medular, doença rara que provoca diminuição das células sanguíneas circulantes, levando a sintomas como palidez, falta de ar, presença de hematomas e ocorrência frequente de infecções.


“Ninguém da família era compatível, mas encontramos no banco do Redome cinco potenciais doadores, por isso a importância da doação. Quem aguarda não deve desistir nunca, ter esperança sempre, fé em Deus e acreditar”, disse Moara, que em 2018 foi até Curitiba com a família conhecer o doador do seu filho. “Foi muito emocionante. Gratidão eterna”, afirmou.


Outras atividades
A campanha do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh alusiva ao Setembro Verde foi intitulada "Muitas vidas em um sim". Ao longo do mês de setembro, diversas atividades online foram realizadas com o objetivo de ampliar o debate sobre o tema e divulgar conteúdo informativo sobre doação de órgãos. Nos próximos dias 27, 28 e 29 também será realizado o seminário online “Doação de Órgãos, Células e Tecidos para Transplantes”. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas neste link (https://www.sympla.com.br/vi-seminario-de-doacao-de-orgaos-e-tecidos-para-transplante-do-hc-ufmgebserh__1331359).

Dados
Desde o registro do primeiro transplante em Minas Gerais, que foi realizado pelo Hospital das Clínicas em 1969, quando um homem de 32 anos recebeu um rim da irmã, a instituição já soma quase 18 mil procedimentos. Na lista estão transplantes de coração, rim, fígado, medula óssea e córneas, todos eles feitos por meio do SUS por uma grande equipe multiprofissional que envolve cirurgiões, enfermeiros especialistas, médicos clínicos, especialistas em reabilitação física e assistência psicológica. Até agosto deste ano, foram realizados no HC-UFMG 98 transplantes. em 2020, foram 155 e em 2019, 286 procedimentos.

Programação
- 9h as 9h30: Entrega dos kits (por veículo) e decoração dos veículos na Avenida Prof. Alfredo Balena, 190 - Faculdade de Medicina da UFMG (Camiseta + máscara personalizada + Squeeze)
- 9h30 às 10h: Deslocamento para a Carreata seguindo pela trajeto: Campus Saúde - Alfredo Balena, Carandaí, Guajajaras, João Pinheiro, contorna Praça da Liberdade, desce Av Brasil, Francisco Sales e retorna Campus Saúde.
- 10h às 10h30: Apresentação da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar com soltura de balões verdes
- 10h30 às 10h40: Encerramento com fala de representantes das equipes transplantadoras e da diretoria do HC-UFMG