Força-tarefa do Governo de Minas atua decisivamente em Coromandel

Início / Notícias Criado em: 16-02-2021 às 18h:04

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), em coordenação com as forças de segurança, vem desempenhando, desde a última segunda-feira (8), ações decisivas junto à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) para a remoção aérea de pacientes dos hospitais da região de Coromandel e Monte Carmelo, por meio do empenho das aeronaves do CBMMG do Suporte Aéreo Avançado de Vida-SAAV-MG.

O CBMMG está empregando helicópteros e avião, equipamentos médicos específicos de UTI, equipes com bombeiros especializados no suporte aéreo e na resposta a desastres junto com médicos e enfermeiros do SAMU.
Até o momento, os Arcanjos, como são denominadas as aeronaves do CBMMG, já transferiram 18 pacientes confirmados com Covid-19 para outras regiões do estado. No dia de ontem (16), ocorreu o transporte de outros 02 pacientes com destino a Pará de Minas e há a programação de outros 02 pacientes para serem transportados pra outras regiões.

A atuação do CBMMG não se resume ao suporte aéreo. Com a expertise e referência nacional do CBMMG na gestão de incidentes, foram mobilizados oficiais da Corporação para ajudar na montagem do Posto de Comando no Hospital e estabelecimento do Sistema de Comando de Operações. Os bombeiros irão auxiliar no gerenciamento das ações envolvendo diversos órgãos e profissionais que atuam na resposta emergencial à região, tais como: Secretaria de Estado de Saúde, Polícia Militar, Defesa Civil Estadual, SAMU, órgãos municipais, etc.

Tudo isso, obviamente, sem descuidar da segurança. Houve investimento na aquisição de EPI específicos e materiais de descontaminação de materiais e viaturas, além do treinamento de equipes e elaboração de protocolos de atendimento específico Covid-19 por bombeiros militares para evitar a contaminação dos envolvidos e disseminação da doença para outros locais.

Ainda no esforço de cooperação e integração, o CBMMG está programando treinamento para que a Polícia Militar esteja apta a apoiar no transporte aéreo de pacientes Covid-19, minimizando os riscos para saúde dos envolvidos. Também será providenciado o apoio na desinfecção das aeronaves utilizadas pela co-irmã.

Por fim, o Corpo de Bombeiros mantém em nível central junto à Sala de Situação da SES o acompanhamento dos dados relacionados a Covid-19, para a construção de indicadores que auxiliam na tomada de decisão do estado diante do cenário atual. É o CBMMG e o Governo de Minas mostrando, mais uma vez, que a missão constitucional de salvar vidas será cumprida mesmo diante de todas as dificuldades do cenário pandêmico atualmente enfrentado.