A aparição de animais da fauna silvestre nos perímetros urbanos, tem se tornado cada dia mais comum, entre eles se destacam as serpentes, gambás, ouriços cacheiros, macacos, aves e alguns de médio porte, como tamanduás, capivaras, lobos, entre outros. A ida destes animas para os centros urbanos pode ter forte ligação com as queimadas e desmatamentos, que suprimem seus habitats e reduz as fontes de alimentação. Muitos ao serem encontrados apresentam ferimentos, necessitando de atendimento veterinário.

Em Patos de Minas, o 12º Batalhão de Bombeiros Militar (12º) tem atendido várias ocorrências envolvendo animais da fauna silvestre, algumas até curiosas, como o ouriço cacheiro encontrado na fiação de rede elétrica em via pública, uma serpente em um tubo de um poço artesiano e outra na porta de uma residência.

Outro fato que chamou a atenção dos Bombeiros foi a aparição de tamanduás bandeiras. Nesta semana, o Corpo de Bombeiros capturou três animais, o primeiro estava na porta de uma residência, já o segundo foi capturado durante a madrugada no jardim da Santa Casa da cidade e o terceiro foi encontrado no estacionamento de um comércio.

Após a captura, os animais são avaliados e de acordo com suas condições são soltos em áreas de preservação ambiental fora do perímetro urbano ou são conduzidos ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres – CETAS, que realiza atendimento veterinário aos animais feridos.

O Corpo de Bombeiros orienta que caso encontre um animal da fauna silvestre não tente capturar ou agredir. O animal ao se sentir acuado poderá atacar para se defender. O ideal é que se procure um local seguro, mantenha o animal em seu campo de visão e acione o Corpo de Bombeiros.