CBMMG, 109 anos dedicados a fazer o que melhor sabemos: Salvar!

Início / Notícias Criado em: 02-09-2020 às 14h:04

Fotos: Luidgi Carvalho

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), completou no dia de hoje (31), 109 anos de existência, marcados pela dedicação de homens e mulheres, que há mais de um século prezam pelo compromisso com a vida. Um dia para ficar marcado na história da Corporação, que trocou as grandes celebrações por um gesto de solidariedade, que inaugurou o novo site e que encerrou esse grande dia, dedicando-se a se aproximar, por meio de lives, daqueles que são a verdadeira razão de existir do Corpo de Bombeiros, o povo mineiro.

A nobre missão de salvar dos combatentes do fogo carrega todo esforço e dedicação desses militares que passam por treinamentos rigorosos para prestar o melhor atendimento a nossa população. São mais de 350 mil ocorrências atendidas por ano em cada um dos rincões do Estado de Minas Gerais. Não por acaso, o Corpo de Bombeiros é considerado a instituição de maior confiança social da população há mais de 10 anos, segundo dados do Ibope.

Cuidando de quem precisa

A data de hoje é motivo de muito orgulho e propõe comemoração em grande estilo, mas num contexto de pandemia, causado pela Covid-19, o CBMMG realizou um planejamento diferente de outros anos. Pensando em auxiliar aqueles que mais precisam, o dia de aniversário começou com uma ação social, voltada para pessoas em situação de rua.

Uma carreata com aproximadamente 10 viaturas saiu em comboio pelas principais avenidas e pontos da cidade, distribuindo kits de higiene pessoal a pessoas carentes que estão em situação de rua. A intenção era minimizar a disseminação e contaminação pelo vírus da Covid-19, especialmente para esse público, que nem sempre tem acesso à uma estrutura de higiene básica.

A ação só foi possível graças a estimada parceria com a Cooperativa de Crédito dos Servidores Militares, Polícia Civil e da Secretaria da Educação do Estado de Minas Gerais LTDA - Sicoob Coopemg que doaram os sabonetes e pela fundamental ajuda da Cruz Vermelha que fez a doação das máscaras.

Um momento que ficará marcado na lembrança dos militares que estiveram frente a frente com pessoas simples, mas que retribuíram com o que tinham de mais especial: um sorriso no rosto, um muito obrigado e outras palavras e gestos que fizeram valer a pena nossa singela forma de ajudar a preservar vidas.

Inauguração do novo site

Também nesta manhã, por ocasião dos 109 anos, depois de muito trabalho e dedicação dos nossos competentes profissionais do Núcleo de Tecnologia e Sistemas (NTS), foi inaugurado o novo site do CBMMG, destaque para os principais recursos:

- Layout moderno alinhado com os mais recentes conceitos de webdesign e programação, que permitem uma experiência mais ágil, simples e completa para os usuários contribuindo para que as pessoas possam utilizá-lo de forma mais simples e funcional;

- Capacidade responsiva ou responsividade. O novo site tem a capacidade de adaptar o seu layout e funcionalidades aos diversos dispositivos eletrônicos, com tamanhos diferentes de tela. Característica muito importante, pois atualmente a maior parte dos acessos a websites acontecem por meio de dispositivos móveis, em destaque para os smartphones;

- Integração do site com as mídias sociais do CBMMG (Instagram, Facebook, Youtube e Twitter). Na página inicial do site, há acessos diretos para os nossos perfis nas redes sociais, resultando em maior engajamento do público com as nossas redes e também em maior integração delas com o site;

- Novas possibilidades de incorporação de fotos e vídeos em alta resolução nas matérias jornalísticas. Essa novidade enriquece a divulgação das notícias do CBMMG para o público interno e externo, permitindo levar mais informação de qualidade ao público;

- Links de acesso rápido: facilidade de acesso a conteúdos relevantes por meio de links de acesso rápidos a páginas com grande volume de acesso pelos usuários, como licenciamento de empresas, concursos e licitações;

- Acessibilidade digital com a presença de recursos virtuais que permitem que pessoas com necessidades especiais possam utilizar o site sem dificuldades.

Série de lives transmitidas pelas redes sociais

Pra encerrar o dia de comemorações pelos 109 anos, o CBMMG realizou a transmissão de uma maratona de lives, com os assuntos mais repercutidos em nossas redes sociais. Para valorizar nosso estimado público, que faz das nossas redes uma das seguidas entre os Corpos de Bombeiros do país, a Comunicação do Corpo de Bombeiros preparou uma sequência de 3 lives que abordaram os seguintes assuntos:

- “Como se tornar um bombeiro militar?”, com a participação dos militares: Tenente Pedro Aihara (BM5), Tenente Phillipe Augusto Mattos (ABM) e Soldado Roberta Glueck Lambertuchi (1ºBBM);

- “Vida de Bombeiro”, com os militares: Capitão Leonard Farah (ABM), Sargento Roberto Carlos Babeto (1º BBM) e Sargento Nardely Santos Rodrigues (2º BBM);

- “Experiências de Brumadinho”, Major Karla Lessa (DRH°5), Major Josias Soares de Freitas Júnior (8º BBM) e Sargento Nívia Mara Moreira Martins (AAS).

E assim, finalizamos mais uma data especial para o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, que tem se dedicado ao longo dos anos para permanecer cumprindo com excelência seu maior ideal: o compromisso com a vida!

Corpo de Bombeiros, o amigo certo nas horas incertas!