Na manhã desta quarta-feira (01) a Academia de Bombeiros Militar (ABM) reinaugurou a Capela de Nossa Senhora de Loreto (Padroeira dos Aviadores) e São Floriano (Padroeiro dos Bombeiros) com uma cerimônia eucarística celebrada pelo Padre Pablo, que ressaltou a importância de sermos fraternos.

Uma importante conquista para a comunidade militar e civil, que agora contará com auxílio religioso. A assistência religiosa nas entidades civis e militares é assegurada pelo artigo 5º da Constituição de 1988, que trata dos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros.

Os 78 incisos têm como objetivo assegurar uma vida digna, livre e igualitária a todos do país. Em seu inciso VII, assunto tratado neste artigo, há a garantia da assistência religiosa em entidades civis e militares de internação coletiva.

A lei estende o direito à liberdade religiosa para aquelas pessoas que estão em entidades de internação coletiva. Isso significa que, se a pessoa está em um hospital, prisão ou quartel do exército, é preciso lhe garantir o exercício da sua religião, permitindo inclusive que líderes religiosos prestem assistência nesses estabelecimentos quando solicitado e aprovado pela instituição, exercendo suas ações de acordo com os moldes e limites aprovados pela mesma.

A capela contará com celebrações semanais do pároco responsável, Padre Pablo Vieira, abertas ao público interno e externo, promovendo, além da assistência religiosa, uma aproximação com a comunidade local com a realização das atividades de capelania.