Campanha de prevenção e combate a incêndio florestal em Araguari

Início / Notícias Criado em: 02-09-2020 às 14h:04

Estamos no auge do período de estiagem, que se estende normalmente, de maio a novembro. Tempo seco, mato alto, vento e irresponsabilidade humana são os fatores que aumentam a incidência de incêndios em vegetação nesse período.

As principais causas associadas são a queima preparatória para pastos e plantio, a queima de lixo, o descarte de tocos acesos de cigarros em beiras de estradas, além das descargas atmosféricas. Até mesmo garrafas descartadas incorretamente podem funcionar como uma lupa e dar início a incêndios a partir da incidência de raios solares.

Começar uma queimada é crime: quem desrespeita a legislação deve responder a processo, com possibilidade de prisão e multa pelo dano ambiental causado. A população também pode adotar práticas relevantes para reduzir a ocorrência de incêndios, como evitar o acúmulo de lixo em lotes vagos, bem como ensacar e descartar resíduos de capina, ao invés de fazer queima.

A 2° Companhia de Bombeiros Militar de Araguari tem feito, nos últimos anos, uma Campanha de Prevenção e Combate a Incêndio em Vegetação em nosso município, que inclui palestras nas escolas municipais, estaduais e particulares, blitz educativas, vistoria em lotes vagos, distribuição de folders, entre outras ações. No ano de 2020, em decorrência da pandemia mundial da covid-19, a programação teve que ser alterada.

Coordenadas pelo 2° Sgt Júlio César, em parceria com a Prefeitura Municipal de Araguari, as ações realizadas foram: a divulgação do plano de ações em outdoors na cidade, com o apoio da Secretaria de Gabinete; distribuição de panfletos alusivos à campanha a todos os alunos da rede municipal de ensino, que serão entregues juntamente com o material escolar, com o apoio da Secretaria da Educação.

Em parceria com o Jornal Gazeta do Triângulo, esses panfletos também serão entregues como um encarte do jornal a ser distribuído para seus assinantes. Estão sendo feitas também vistorias em lotes vagos pelos militares da companhia, averiguando o estado de limpeza e conservação dos mesmos.