Nessa última quinta-feira (2), a equipe do canil do Pelotão de Busca Resgate e Salvamento com Cães – PBRESC, do 9°Batalhão de Bombeiros Militar – 9º BBM foi acionada para a busca de uma pessoa desaparecida no município de Liberdade. Uma senhora de 57 anos teria saído de casa e não foi mais encontrada. O desaparecimento aconteceu no dia 17 de janeiro desse ano.

A equipe BRESC chegou no município de Liberdade pela manhã e rapidamente iniciou o estudo de situação para proceder com as atividades. A partir do cruzamento de diversas pistas, foram determinadas as buscas em dois possíveis locais de mata fechada. Após pelo menos oito horas de busca em área de mata, a vítima foi localizada, infelizmente, sem vida.

A ocorrência chama a atenção para o fato de que a família estava vivendo longos dias de sofrimento e a agonia pelo desaparecimento da mulher fez com que os familiares recorressem aos bombeiros para solicitar a ajuda dos cães que, em situações recentes, haviam recuperado outras vítimas desaparecidas na região.

Outros casos

No dia 14 de fevereiro, em apoio a Polícia Militar, o PBRESC – Pelotão Busca Resgate e Salvamento com cães do Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais, esteve em uma residência na cidade de Varginha para verificar uma possível ocultação de cadáver. No local, a equipe encontrou um quintal todo cimentado, e mesmo assim, a cadela Ayra passou a indicar que o corpo estava enterrado ali. A equipe perfurou o local indicado de forma ativa pela cadela e o corpo foi encontrado.

Já no dia 23 de fevereiro, na cidade de Olaria, Fazenda Poço Fundo, uma vítima do sexo masculino, trabalhador da fazenda teria desaparecido. O grupamento BRESC iniciou as buscas e, no mesmo dia, encontrou a vítima.

Nesta quarta-feira, (1), na cidade de Varginha, em uma mata ciliar da zona rural da cidade, uma vítima do sexo masculino, 48 anos, com problemas psiquiátricos adentrou na mata e sua família rapidamente fez contato com o 193. Em apenas 12 minutos, a equipe BRESC esteve no local e mais uma vítima foi encontrada desorientada, porém com vida.

A recorrência dos casos em um curto período de tempo chamou a atenção da comunidade para a eficiência dos cães, aliada a inteligência e a coordenação dos bombeiros que, trouxe rapidez para conclusão das ocorrências, proporcionando alívio para os familiares ou a conclusão de um ciclo de sofrimento.

A equipe especializada do 9ª BBM está localizada na cidade de Varginha. Conta com 2 cadelas da raça Malinois, Ayra e Áquila, e estão prontas para as operações de busca e resgate. O canil também possui outros dois filhotes, que estão sendo preparados para futuras atividades (Bravo (Pastor Alemão) e Nani (Malinois).

O sucesso na conclusão das ocorrências é fruto da formação diligente e harmônica dos binômios, favorecendo assim, um trabalho mais eficiente à sociedade mineira.