Cães do 5º COB recebem certificação no Conabresc/Ligabom

Início / Notícias Criado em: 26-04-2022 às 09h:35

Integrantes da equipe do Pelotão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Pemad/Canil) de Governador Valadares concluíram, na primeira quinzena de abril, o treinamento e capacitação de Binômio em atividade de certificação nacional do Comitê de Busca, Resgate e Salvamento de Cães (Conabresc).

A certificação foi ofertada pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom) e ocorreu entre os dias 12 a 16 de abril de 2022, no Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso, fração Sinop-MT.

O Binômio Avelino e cão Bono que já realizaram a certificação básica no Rio de Janeiro, tiveram a oportunidade neste evento de receber a certificação mais atualizada nas modalidades de busca urbana e rural conforme padrões da ISARAG, proposta recentemente pelo Conabresc/Ligabom.

A participação dos militares envolvidos gera desenvolvimento institucional da atividade especializada, sendo importante a participação em eventos desta natureza, que além de garantir a qualidade da prestação de serviços, permite o intercâmbio de conhecimento que auxilia na formação de doutrina no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerias (CBMMG).

O condutor e semovente foram acompanhados do auxiliar cinotécnico cabo Azevedo e participaram de provas para obtenção da certificação.

Bono já atuou com sucesso em buscas de pessoas desaparecidas e localização de vítimas soterradas. Dentre os atendimentos mais relevantes, destaca-se a busca por pessoa desaparecida em Braúnas, Itaobim, Jaguaraçu, João Monlevade e a busca por vítimas soterradas, realizada na cidade de Santa Maria de Itabira, ambas amplamente divulgadas pela imprensa devido ao sucesso empreendido.

Em Governador Valadares, Bono também já atuou em apoio à Polícia Civil na busca de restos mortais ocultados a mais de um ano e conseguiu êxito na localização.