Na última semana, as equipes do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais (4º BBM), com o apoio do Pelotão de Busca Resgate e Salvamento com Cães (PBRESC), do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (BEMAD), foram acionados para a busca de uma pessoa desaparecida no distrito de Torreões, em Juiz de Fora. A pessoa em questão era um homem de 59 anos, que de acordo com os familiares, teria saído de casa, com destino desconhecido, em direção ao bairro de Pirapetinga, e não foi mais encontrada.

Os esforços de busca foram iniciados na terça-feira (22) e finalizaram na quinta-feira (24). As buscas se concentraram em uma área próxima à represa de Picada, com base nas indicações dos cães de busca Hera e Chacal e seus condutores, sargento Santos e cabo Natam. Após algumas horas de busca intensa, o corpo da vítima foi encontrado pelos cães, infelizmente, sem vida.

Apesar do desfecho triste, é importante ressaltar o êxito das equipes do canil e destacar a eficiência e precisão do cão de odor como uma ferramenta crucial na busca por pessoas desaparecidas. O faro e a audição aguçados dos cães são elementos que os fazem diferenciados para o trabalho de busca e o fator tempo é crucial em tais operações, por isso, os cães são tão essenciais para essas atividades. Pela capacidade olfativa natural, os cães detectam a presença da vítima mesmo que oculta em cenários onde o simples deslocamento para humanos seja dificultoso.

Além disso, o sucesso na conclusão das ocorrências também é fruto da formação diligente e harmônica dos binômios, nome dado ao conjunto de homem e cão. Os cães são treinados apenas pelo seu condutor que interpretam e treinam os cães para as atividades, favorecendo assim, um trabalho mais eficiente à sociedade mineira.

A relevância dos cães de busca para as corporações militares foi copiosamente realçada na tragédia do rompimento da barragem em Brumadinho, em 2019, quando os cães foram fundamentais para encontrar boa parte das vítimas que desapareceram na lama de rejeitos. O sucesso nesse tipo de busca é de suma importância pois, permite que a família se despeça dos seus entes queridos.