Os cadetes do primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais realizaram, nos dias 14 e 18 de junho de 2024, importantes instruções envolvendo a queima prescrita na Academia de Bombeiros Militar e no Parque Estadual Serra Verde. Este treinamento faz parte de um esforço conjunto para simular incêndio florestal, visando capacitar os futuros oficiais para gerirem ocorrências dessa natureza.

Os militares foram separados em guarnições com seus respectivos chefes os quais realizavam a atividade de forma coordenada e integrada com as ordens do comandante da operação, sendo o treinamento relevante para desenvolver a capacidade de gestão e liderança nos bombeiros.

Essa simulação crucial proporcionou, também, a prática com os equipamentos, a consolidação dos conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso, a elaboração de uma estratégia, o aprimoramento em gestão de desastres, o treinamento de manobras táticas de controle de incêndios florestais, além do uso do fogo técnico, com vistas a reduzir a ocorrência ou a severidade dos incêndios em vegetação ao reduzir a disponibilidade de combustível no local.

Outro fator importante reforçado aos discentes foram as normas de segurança associadas ao protocolo internacional LACES que norteia a proteção dos bombeiros nas operações relacionadas ao combate a incêndio florestal. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais - CBMMG reitera seu compromisso com a formação integral dos militares, capacitando-os não apenas em técnicas operacionais, mas também em princípios éticos e ambientais que são fundamentais para a missão da corporação.

Intensificando as ações

Com um aumento de 114% nos casos de incêndio em vegetação no mês de maio, em relação aos anos anteriores, o CBMMG intensifica as ações de proteção a biodiversidade e aos recursos naturais.

Neste sentido, além do treinamento dos cadetes em Gestão do Risco de Desastres, a atividade foi importante também para utilização planejada do fogo neste período, visando queimar a vegetação braquiara (invasora) com o fim de mitigar os riscos de um grande incêndio e possível propagação nos meses mais críticos (agosto, setembro e outubro) para as espécies nativas do parque.

Além de trabalhar a mitigação, esta ação também treina os futuros oficiais da corporação para gerenciarem grandes ocorrências ambientais, coordenarem equipes e logística dedicadas à preservação do meio ambiente.