Na manhã desta sexta-feira (01), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou a solenidade de entrega do Espadim aos cadetes do 1°ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO).  O Espadim é uma arma constituída pela união harmônica do aço, ouro e marfim e é símbolo da autoridade, da honra militar e da dignidade do cadete. Tem sua origem na Rússia, na época do Czar Alexandre Terceiro e era destinado aos príncipes do império para que os portassem até estarem aptos a exercer a função de comando.

O Espadim Dom Pedro Segundo é símbolo dos valores tradicionais do militarismo e acompanhará o cadete até o momento em que ele receberá a sua espada, símbolo do oficialato.

A entrega do espadim demonstra a credibilidade da corporação no cadete e rememora o legado histórico da arma, além de representar o patriotismo, a cultura, a energia e a bravura do bombeiro que jura proteger o cidadão com o sacrifício da própria vida.

A solenidade foi presidida pelo comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo da Silva, e contou com a presença de autoridades militares e civis. Entre as autoridades estavam os representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, coronel Félix Gomes Martins, do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, major Natanael Avelino da Silva. As autoridades de outros estados enalteceram o trabalho desenvolvido pelo CBMMG em relação ao ensino e na formação dos novos militares, e reforçaram a grande importância dessa troca de informações entre bombeiros militares de outros estados.

O comandante-geral frisou que a solenidade representava a garantia de renovação nos quadros da corporação, bem como o início de um novo ciclo de heróis garantidores da vida, da saúde, do meio-ambiente e de tantas outras ações que envolvem os bombeiros militares no Brasil. Ele também fez um agradecimento a todos os bombeiros militares e à ABM por ser responsável pela renovação do efetivo da instituição.

O comandante da ABM destacou os desafios que os jovens tiveram que vencer para participar deste momento solene e do orgulho que agora eles proporcionavam aos familiares, ao Corpo de Bombeiros e convidados. Ele também desejou sorte, resistência e respeito aos pais e superiores.

A entrega do Espadim marca o começo de uma caminhada de coragem e determinação e a confirmação de um compromisso com o Corpo de Bombeiros e sua história de continuar salvando e valorizando vidas, de modo a inspirar pessoas e levar esperança.

Fotos:Júlio Fotográfo