Teve início, na última segunda-feira (6), o 37º Jogos Acadêmicos das Polícias e Bombeiros Militares do Brasil (JAPBM), que reúne cadetes das academias militares estaduais de todo o país.

O evento será realizado entre os dias 6 e 10 do mês de maio. Sediado na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, pertencente à Polícia Militar do Estado de São Paulo, os JAPBM se torna o epicentro da excelência esportiva das forças militares dos estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Bahia, Alagoas e Maranhão. O torneio faz parte da grade curricular dos futuros oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Mais de 500 atletas disputam 14 modalidades individuais e coletivas. Entre elas futebol, futsal, crossfit, jiu jitsu, voleibol, basquetebol, atletismo, natação, tiro esportivo e xadrez. Cada modalidade tem o objetivo de testar as habilidades físicas dos atletas, mas também enfatiza valores fundamentais como o espírito de corpo, liderança, disciplina, estratégia, concentração, coordenação e comunicação eficaz entre os membros da equipe, mostrando que muito além do físico, são trabalhadas habilidades cognitivas e sociais.

A solenidade de abertura contou com a presença de importantes referências do cenário esportivo nacional, como o campeão mundial e ex-capitão da seleção brasileira de futebol, Cafú, e o bicampeão da maratona de Nova Iorque, Marílson Gomes dos Santos.

Durante a abertura, foi feito um minuto de silêncio em respeito aos habitantes do estado do Rio Grande do Sul, que estão sofrendo com as consequências de fortes tempestades e enchentes no estado. As instituições militares estaduais participantes se solidarizam com a situação enfrentada pelos gaúchos e muitas delas, inclusive, já enviaram esforços para apoio nas operações de busca e salvamento.

Os 37º JAPBM vão celebrar a excelência esportiva e fortalecer os laços entre os futuros líderes das forças de segurança do país, inspirando uma nova geração de atletas e cidadãos comprometidos com o bem comum. Que vença o espírito esportivo e a camaradagem em cada partida e que todos saiam vitoriosos, unidos em um só propósito: servir e proteger.

A Fundação Salvar e a Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais apoiaram no envio das equipes para os jogos.