Entre 01 e 04 de outubro de 2024, os cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), turma Carcará, participaram de um treinamento intensivo de combate a incêndio urbano nas instalações dos batalhões de Uberlândia e Uberaba, sob a orientação do capitão Falcão e capitão Grandi.

Em um cenário preparado para simular situações extremas, os cadetes foram submetidos a obstáculos que testaram sua preparação física, mental e emocional.

A equipe de instrução conduziu o grupo por exercícios de controle de ventilação e extinção de focos de incêndio, bem como a gestão de Equipamento de Proteção Respiratória (EPR), regras de engajamento de equipes, emprego tático em tentativas de autoextermínio envolvendo incêndio e explosão e emprego de equipes de interveção rápida. Os futuros oficiais do CBMMG enfrentaram situações em que o calor era não apenas do fogo, mas também da responsabilidade e do trabalho em equipe.

O treinamento foi mais do que uma etapa; foi um momento que reforçou o espírito de bombeiro e colaborou com o preparo dos militares para os desafios vindouros.