Na manhã da última segunda-feira (19), os cadetes da Turma Carcará do segundo ano do Curso de Formação de Oficiais realizaram uma visita técnica à Base de Operações de Brumadinho. A visita teve como objetivo proporcionar aos futuros oficiais do Corpo de Bombeiros um maior conhecimento sobre as atividades desenvolvidas na região, marcada pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão em 2019, principalmente no que tange à Gestão do Desastre, que compreendem as fases de Reposta e Recuperação, conforme doutrina de Proteção e Defesa Civil.

O grupo, composto por 35 cadetes, foi recebido pelo comandante do Incidente da semana atual de trabalho, major Guilherme. Na oportunidade, os cadetes conheceram as instalações da Base de Operações e as estações remotas de busca, incluindo os Mirantes das Barragens B1 - que rompeu no incidente há 5 anos - e B6, de contenção de água, bem como o Mirante da Cava do Feijão.

Os cadetes também assistiram a palestras sobre os trabalhos de busca e salvamento, recuperação ambiental e assistência social realizados na região da maior operação, dessa natureza, do planeta. Além disso, tiveram a oportunidade de conversar e acompanhar o trabalho dos militares que atuam na Base de Operações e Busca.

A visita à Base de Operações de Brumadinho proporcionou aos cadetes uma experiência importante, tanto do ponto de vista operacional quanto do ponto de vista gerencial, uma vez que mostrou as inúmeras estratégias usadas desde o dia zero da ocorrência do desastre até os dias atuais.

A presença dos cadetes da Turma Carcará à Base de Operações de Brumadinho demonstra o compromisso do Corpo de Bombeiros Militar com a formação de oficiais conscientes e engajados na construção de uma corporação melhor, especialmente atentos aos assuntos correlatos à Proteção e Defesa Civil.