O 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros (7º BBM), responsável pela região Norte do estado,  vem  realizando desde o mês de outubro, visitas aos municípios do Norte de Minas para fomentar e fortalecer as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdec's), além de orientar e assessorar nas demandas das comunidades relativas aos riscos do período chuvoso.

Seguindo as Diretrizes da 4 ª edição do Plano de Comando da corporação e também do 4 º Comando Operacional de Bombeiro (4ºCOB), as visitas tem o intuito de demonstrar aos executivos municipais a importância de se ter uma Compdec bem estruturada e atuante, em conformidade com a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Além das visitas presenciais, todos os municípios estão sendo orientados a realizar ações preventivas em decorrência do início do período chuvoso, a fim de se evitar perdas de vidas e prejuízos materiais da população e contrubuindo para tornar as cidades resilientes.

Além do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e gestores municipais, a Polícia Militar de Minas Gerais também está participando das reuniões promovidas pela corporação, reforçando a importância do trabalho integrado e do esforço colaborativo.