No último sábado (7), militares do 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Caratinga ofereceram uma capacitação referente ao Curso de Brigadista Florestal Voluntário no município. O curso foi realizado com o intuito de repassar conhecimento teórico, bem como técnicas e táticas básicas de combate a incêndio florestal, capacitando assim, os voluntários para potencial apoio ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) em ocorrências dessa natureza.

O curso foi dividido em duas partes, sendo o período matutino destinado a parte teórica e no vespertino foi realizada a parte prática. Os militares expuseram as fundamentações do fogo, seu comportamento em vegetações e as técnicas de combate direto e indireto à incêndios florestais.

Durante a parte operacional houve uma queima controlada para os discentes colocarem os conhecimentos em prática. Vale ressaltar que a queima foi previamente autorizada pelos órgãos competentes e pelo dono do local, sendo realizada conforme todos os protocolos de segurança.

Diante da grande procura pelo curso, será ofertada nova turma no próximo sábado, 14 de julho, que também já está com as vagas esgotadas.

Foram disponibilizadas 20 vagas por turma e após a conclusão do curso pela 2ª turma será confeccionado um plano de chamada entre os participantes, afim de melhor empenhá-los nos atendimentos necessários.

O curso foi realizado por uma ação conjunta entre o 2º Pelotão BM de Caratinga, Defesa Civil Municipal de Caratinga e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Caratinga.