Bombeiros se reúnem com gestores municipais para viabilizar construção de heliponto em Uberaba

Início / Notícias Criado em: 09-11-2020 às 16h:47

Buscando viabilizar a construção de um heliponto para atender principalmente ao helicóptero “Arcanjo” do Corpo de Bombeiros de Uberaba, junto ao Hospital das Clínicas, representantes do poder municipal se reuniram, na semana passada, com um grupo de membros de instituições representativas de diversos segmentos, capitaneadas pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – Adesg.

Na pauta, além da construção do heliponto, o grupo apresentou projeto para construção de três andares para receber o helicóptero, com acesso direto ao interior do Hospital das Clínicas.  Foi discutido também o acesso exclusivo pela rua Frei Paulino para entrada exclusiva tanto do Pronto Socorro quanto do Ambulatório Maria da Glória.

O encontro articulou a realização de estudos para a viabilidade desse empreendimento. O prefeito considerou que “a ideia é importante, pois irá proporcionar celeridade no atendimento que determina vida e morte. A construção do heliponto junto ao Hospital Escola significa diminuir traumas, tempo de socorro e salvar vidas. Para cada etapa de transporte desse acidentado, um novo trauma pode ocorrer, piorando sobremaneira sua condição, de acordo com dados do Corpo de Bombeiros”, pontuou.

O comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar em Uberaba, tenente-coronel Anderson Passos de Souza explicou que 84% das pessoas que sofrem traumas, como acidentes de trabalho, de trânsito, morrem na primeira hora após o acontecido. Portanto, acrescenta a ideia de construir o heliponto junto Hospital das Clínicas (que atende a esses traumas) aumentando a chance de sobrevivência das pessoas, reduzindo ainda a possibilidade de lesões e as morbidades.

Foram representadas na reunião 26 instituições, dentre elas Aciu, CDL, IEATM, que levaram ao prefeito um pleito apresentado pelo Corpo de Bombeiros e amplamente discutido. O heliponto atenderá toda a região, já que sua abrangência vai além das fronteiras de Uberaba.

O aproveitamento de parte da rua Frei Paulino para atender melhor o acesso do HC e ambulatório Maria da Glória  é um antigo pleito da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Porém, de acordo com a superintendente do HC, Ana Lúcia de Assis Simões, a motivação sempre foi a melhoria da segurança do transporte, não apenas dos pacientes que chegam, mas da comunidade acadêmica e servidores também. Ainda, segundo ela, deverá oferecer aos familiares e acompanhantes dos pacientes do Pronto Socorro e ambulatório maior conforto e segurança. “A possibilidade do heliponto vem somar ainda mais os esforços no sentido de propiciar maior rapidez a esse paciente vítima de traumas, porque minutos fazem toda a diferença entre a vida e a morte”, disse.