Bombeiros se qualificam para salvamento em montanha

Início / Notícias Criado em: 22-03-2021 às 17h:24

Em 2019, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) atendeu 817 ocorrências de salvamento em altura em todo o estado. Já em 2020, foram registrados 1.089 chamados para esse tipo de ocorrência. Com a pandemia e o distanciamento social, o número de pessoas que procuram atividades ao ar livre tem aumentado significativamente. Com isso, é cada vez mais recorrente os chamados para busca e resgate de pessoas que praticam montanhismo e outros esportes semelhantes.

Tradicionalmente, os cursos de salvamento em altura dispõem de uma carga horária reduzida em relação a doutrina específica voltada para o montanhismo. Dentro do Curso de Salvamento em Altura é ministrada a capacitação no perímetro urbano e o montanhismo é treinado na natureza, sem aprofundar, no entanto, em características próprias, como por exemplo: relevo, vegetação, condições de tempo e outras peculiaridades inerentes a esse tipo de salvamento.

Motivo pelo qual, o Pelotão de Busca e Salvamento (PBS) do Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres (Bemad), através de diretrizes oriundas do Comando Especializado de Bombeiros (CEB), realizou uma capacitação, no início de março, antes do decreto da onda roxa, visando o aprofundamento das técnicas empregadas nos salvamentos dessa envergadura.

Motivo pelo qual, o Pelotão de Busca e Salvamento (PBS) do Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres (Bemad), realizou uma capacitação, no início de março, antes do decreto da onda roxa, visando o aprofundamento das técnicas empregadas nos salvamentos dessa envergadura.  

O Curso de Salvamento em Montanha foi oferecido para todos os militares do PBS. Além de ser considerado inovador, é a primeira vez que a capacitação é oferecida a um número maior de militares, o que facilita a disseminação das tdentro da corporação.

O relevo de Minas Gerais é marcado por uma grande proporção de terras altas, acompanhadas por planaltos, chapadas e depressões, além de altitudes que variam de 700 à mais de 2000 metros de altura. Em algumas regiões temos inclusive a presença de cachoeiras, sendo locais propícios ao montanhismo.

Especialista no assunto

O curso contou com a presença de Ronaldo Franzen Nativo, montanhista que iniciou suas atividades em 1980, quando conheceu o Círculo de Marumbinistas de Curitiba e frequentou suas reuniões. Em 1982, conheceu o Clube Paranaense de Montanhismo onde tornou-se Guia de Montanha e começou a atuar voluntariamente como guia e instrutor.

Optando por esta vida profissional fundou a Marumby Consultoria e Treinamento, onde ministra capacitações teórico-práticas vinculadas ao montanhismo, ecoturismo, turismo de aventura e resgate em ambientes verticais.

Sobre o curso

Devido às características peculiares das atividades em ambiente de montanha, dos perigos e riscos envolvidos, o curso foi pautado nas melhores técnicas nacionais e internacionais de resgate em ambiente de montanha, já consagradas em países Alpinos e Norte Americanos. A instrução foi elaborada especialmente para equipes de emergências que irão atuar em ambientes de Montanha e está amparada nas melhores técnicas nacionais e internacionais, nas normas técnicas no âmbito da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), NR – 35, Trabalho em Altura, e NFPA (National Fire Protection Association).

O curso foi desenvolvido em dois módulos de capacitações específicas, orientado nas melhores técnicas. Cada módulo foi apresentado no formato “passo a passo”, aumentando a complexidade e medindo assimilação dos militares através de aulas expositivas e práticas, com uma avaliação de aprendizagem nas categorias: escalada em rocha, sistemas de segurança, sistemas de descida, meios de fortuna, autoresgate da cordada, até chegar ao resgate em equipe.

1º Módulo:

- Gestão da segurança e prevenção de acidentes;

- Emergência e acidente em montanha;

 - Problemas da suspensão inerte;

- Equipamentos individuais e coletivos;

 - Nós e voltas: de encordoamento, de ancoragem, de emenda, blocantes, de assegurar, outras alças especiais;

 - Ancoragens: Aprendizado e abordagem prática sobre acertos, erros e diferentes tipos de ancoragens;

 - Socorros urgentes: procedimentos básicos que podem salvar uma vida;

 - Técnicas individuais de subida e descida: Aplicações práticas de técnicas individuais em paredes verticais; - Meios de fortuna e técnicas de autorresgate.

2º Módulo

- Emergência e acidente em montanha;

 - Problemas da suspensão inerte;

- Equipamentos individuais e coletivos;

 - Nós e voltas: de encordoamento, de ancoragem, de emenda, blocantes, de assegurar, outras alças;

- Encordoamento do resgatista;

 - Técnicas individuais de subidas e descidas;

 - Meios de transporte de Vítimas;

- Baixada de maca com retomada de estação;

- Sistemas multiplicadores de força;

Recorrência de atendimentos exige qualificação

Os frequentes acionamentos para ocorrências de buscas de pessoas perdidas pelas unidades do CBMMG, ligadas ao Turismo de Aventura e Ecoturismo, reverberou a necessidade de qualificação específica, visando ampliar a base técnica dos militares para atuações diante deste cenário, buscando o aperfeiçoamento, além de gerar maior consciência situacional e segurança nas operações.