Bombeiros são homenageados em solenidade da Defesa Civil Estadual

Início / Notícias Criado em: 19-08-2021 às 14h:25

O Gabinete Militar do Governador realizou, nesta quarta-feira (18), uma solenidade em homenagem aos colaboradores da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), edição 2020. A cerimônia aconteceu no Auditório JK da Cidade Administrativa de Minas Gerais e agraciou militares que atuam em diversas frentes da Segurança Pública.

A Medalha do Mérito de Defesa Civil foi instituída pelo decreto nº 23.658, em 4 de julho de 1984. O estado de Minas Gerais, que por reconhecimento e incentivo a prática de ações de solidariedade humana, faz a entrega anual da condecoração.

A honraria foi entregue pelo coronel PM Osvaldo de Souza Marques, chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual de Defesa Civil; aos bombeiros militares: coronel Giuvaine Barbosa de Moraes, major Stella Coeli Flori Maciel Nunes Vieira, capitão Ênio Virgílio Martins de Souza, capitão Debora Cristian Carvalho, sargento Joberth Barbosa da Silva e cabo Juarez de Fátima Ferreira Júnior.

Participaram da cerimônia o governador Romeu Zema, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Edgard Estevo da Silva, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues;  a coordenadora adjunta de Defesa Civil, tenente-coronel Gracielle Rodrigues Santos; entre outras autoridades.

O Gabinete Militar do Governador foi criado em 1963, com a atribuição inicial de prestar assistência policial militar e ajudância-de-ordens ao chefe do executivo estadual. Em 1971, houve uma reestruturação do Gabinete que agregou outras atribuições, e em 1977, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil foi incorporada ao Gabinete Militar.

Por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, efetiva-se, no território mineiro, a integração das instituições Polícia Militar de Minas Gerais e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, buscando-se o melhor das instituições nas áreas de atuação que lhes cabe.

A integração das forças de segurança Bombeiro Militar e Polícia Militar, no âmbito da Cedec, tem contribuído para o desenvolvimento de um esforço excepcional para prevenir consequências nocivas dos eventos desastrosos provocados pela natureza ou pela ação humana e promover socorro às populações atingidas.