A equipe de busca com cães do Canil/PEMAD - Pelotão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres do 6° Batalhão de Bombeiros Militar - 6º BBM, e Vespa 6°BBM, foram acionadas para dar apoio a uma busca por desaparecido no município de Braúnas, em auxílio a guarnições de buscas do 11° Batalhão de Bombeiros Militar de Ipatinga (11ºBBM).

A vítima que apresentava distúrbio psiquiátrico, estava desaparecida em uma região de mata próxima a sua casa. De acordo com seus familiares, o idoso já havia desaparecido em outras situações, mas sendo localizado por pessoa da própria comunidade. Por se tratar de mata fechada, o emprego do cão foi essencial para o sucesso da ocorrência. O cão Bono localizou a vítima após voluntários da comunidade procurá-lo sem sucesso por 4 dias.

Familiares e amigos procuraram a vítima e ficaram preocupados, após o acionamento do CBMMG pelo 193, equipes de busca foram enviadas e com o uso de drones e um cão, foi possível encontrar a vítima no topo da mata, próximo de sua casa. O Sr. José estava consciente e desorientado, com fraqueza e desidratação, apresentava as extremidades dos membros superiores e inferiores com sinais de hipotermia, uma vez que dormiu 5 noites na mata sem abrigo, pegando chuva na última noite e estando com as roupas molhadas. Como não havia outra opção, um militar cedeu sua gandola como meio de fortuna para aquecer a vítima, que ficou honrada em poder vestir a mesma farda das pessoas que o salvaram. Uma ação um pouco incomum que, diante da circunstância, preservou mais uma vida, considerando a baixa temperatura no local e o risco para o idoso.

A vítima foi encaminhada ao posto médico de Braúnas-MG para avaliação médica de seu estado de saúde e posterior encaminhamento ao hospital de Ipatinga.

O Canil do 6º BBM de Governador Valadares, é uma unidade recém-inaugurada, mas já acumula vários atendimentos com êxito nessa região.

Uma ocorrência corriqueira com um valor inestimável para a família e também para o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais que contribuiu para que mais uma vida fosse salva e resgatada em segurança.