O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou, na última semana, um treinamento de Suporte Básico de Vida (SBV), no Centro de Referência a Gestante Privada de Liberdade (CRGLP), em Vespasiano. A iniciativa capacitacitou treinou 25 internas (gestantes e mães) e 11 profissionais, para atendimento de Obstrução de Vias Respiratória (Ovace) e Parada Cardiorrespiratória (PCR) em adultos, com foco nos lactentes.

O treinamento foi sugerido, após uma solicitação de vistoria de insetos na unidade, momento em que se observou a necessidade de treinamento no local devido ao número de bebês e gestantes na Unidade. O acerto para iniciar a atividade veio de imediato, teve como objetivo treinar pessoas para um atendimento rápido e eficaz em caso de emergência no Suporte Básico de Vida até a chegada de uma equipe especializada.

Além da palestra, elas puderam praticar e simulação de possíveis obstruções de vias aéreas, bem como de reanimação cardiopulmonar, com duração de 4 horas no total. O treinamento teve como instrutores, o sargento Sander, e sargento Felipe, ambos lotados no 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais (3°BBM). Os militares se dedicaram a habilitar os profissionais e mães, minimizando os riscos dos engasgos nos lactentes ao amamentar e as consequências trágicas advindas deles.

Uma das alunas do curso, a Policial Penal Juliana Ribeiro, destacou a grande importância do treinamento realizado pelos bombeiros na instituição. "Por trabalhar com gestantes, e mães com crianças, essa capacitação oferece alguns procedimentos que podemos realizar caso venha acontecer de alguma criança engasgar, ou alguém ter uma parada cardíaca. Essa primeira resposta pode ser o que vai salvar a vida de uma mãe, ou de seu filho”