Bombeiros realizam treinamento de salvamento no Rio Jequitinhonha

Início / Notícias Criado em: 02-01-2023 às 09h:21

Na última semana, militares da 6ª Companhia Independente de Bombeiros realizaram um treinamento prático de salvamento de pessoas ilhadas e resgate de vítimas em águas rápidas. O treinamento ocorreu no rio Jequitinhonha, em Mendanha, e visa a preparação dos militares para atendimento de ocorrências relacionadas, principalmente, ao período chuvoso. Durante essa fase de fortes chuvas, e com alguns pontos de alagamentos, e corredeiras próximas a áreas residências, e de grande fluxo de pessoas, o risco de um morador ser levado pela força da água é considerável e deve ser um ponto de atenção. Por esse motivo, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realiza periodicamente treinamentos direcionados ao salvamento em águas rápidas em todas as unidades da corporação.

Em um primeiro momento os militares realizaram uma abordagem teórica, e em seguida deslocam para o Rio Jequitinhonha, para colcoar em prática as ações de salvamento. Foi ministrada instrução da montagem do sistema capuã, que é uma técnica para ancoragem do barco e transposição de rio. Além disso, foi relacionada uma oficina de isca-viva e saco de arremesso, que são técnicas para alcançar e resgatar vítimas em corredeiras.

A atividade contou com a participação de 18 militares, incluindo a equipe especializada para atendimento de ocorrências do período chuvoso, denominado Núcleo de Atenção as Chuvas (NAC). Os bombeiros militares estão em constante treinamento para os diversos tipos de situações em que atuam, recebendo instruções teóricas e práticas diariamente durante o serviço operacional. Afinal, o treinamento é um fator condicionante para prestar um atendimento com qualidade à população, de modo eficiente e seguro.