O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) participou, na manhã desta quinta-feira (29), de um exercício simulado de emergência nas instalações da unidade Raízen, em Betim. A atividade teve como foco o atendimento a ocorrências envolvendo Produtos Perigosos Classe 3 (Líquidos Inflamáveis), especificamente no combate a incêndio em bacias de contenção.
A operação contou com a experiência de militares do Pelotão de Operações Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares (PQBRN), que atuaram na coordenação técnica do exercício. Durante a atividade, os militares orientaram e auxiliaram a brigada de emergência da empresa em manobras críticas, como:
- Identificação e isolamento da área de risco;
- Táticas de combate direto ao fogo;
- Mitigação de riscos com aplicação de espuma mecânica;
- Técnicas de rebatimento de vapores.
Simulados desta natureza são fundamentais para garantir a prontidão operacional tanto do setor público quanto do privado. Para o CBMMG, a atividade permite o reconhecimento do terreno e das particularidades de plantas industriais de alta complexidade. Para a empresa, é a oportunidade de validar protocolos de segurança sob o olhar técnico da autoridade em resposta a emergências no estado.
A integração entre o Pelotão PQBRN e a brigada da Raízen fortalece a rede de resposta a desastres, reduzindo o tempo de mobilização e minimizando possíveis danos ao meio ambiente e à comunidade do entorno, especialmente em uma região estratégica como o Distrito Industrial Paulo Camilo Sul.
Atividades como esta elevam o nível de segurança operacional da região, além de reforçar a confiança na experiência do CBMMG, consolidando a corporação como referência na gestão de emergências com produtos perigosos.