Bombeiros realizam simulado de acidente com combustível em Governador Valadares

Início / Notícias Criado em: 06-02-2021 às 08h:48

Os constantes treinamentos e simulados realizados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) comprovam sua importância em ocorrências complexas de vazamento de carga explosiva. Por isso, militares do Sexto Batalhão de Bombeiros Militar (6ºBBM), e do Pelotão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres (Pemad) de Governador Valadares, participaram de uma ocorrência simulada juntamente com integrantes da empresa Vale.

O treinamento se deu em uma linha férrea pertencente a uma empresa de armazenamento e distribuição de combustíveis, localizada às margens da BR 116, com a participação de 11 militares e 7 servidores da empresa.

A atividade simulou um atendimento de vazamento de combustível em vagão tanque. Após contato com a Central de Atendimento de Ocorrências do CBMMG, feito pelo solicitante, as viaturas se deslocaram do quartel sede, rumo ao teatro de operações, onde foi montado um posto de comando e realizado o Sistema de Comando em Operações (SCO).

Após estudo de situação, foi verificado que os brigadistas da empresa precederam com a evacuação do local e isolamento da cena, deixando-a segura para o prosseguimento dos trabalhos. Em seguida, guarnições de bombeiros, realizaram a inertização por espuma do combustível, e em seguida o corte do fluxo da carga que estava sendo derramada na linha férrea, sendo possível assim, o aterramento do vagão tanque pela empresa dona da carga.

A atividade que foi considerada um sucesso, durante todo o treinamento, obedeceu ao protocolo de enfrentamento à covid-19.