No dia 26 de junho, se comemora em Minas Gerais, o dia do Bombeiro Militar Veterano, em comemoração à esta importante data, foi realizado nas dependências da Segunda Companhia Independente de Bombeiros de Barbacena o 3º Encontro de Veteranos da Unidade. “O legado de uma instituição de sucesso passa por aqueles que forjaram a história com atos de bravura e dedicação ao longo dos anos”.

A ideia que partiu do Comando da Unidade, tomou força com a composição de uma comissão envolvendo militares da ativa e da reserva, com o intuito de proporcionar um grande momento aos nossos heróis Veteranos.
O evento, muito prestigiado, contou com a presença de 60 militares veteranos, Bombeiros militares da ativa e militares da Banda de Música da 13ª RPM.

O evento contou com a presença do Coronel BM Veterano Edson Alves Franco, Ex Comandante do Terceiro Comando Operacional de Bombeiros, do Coronel BM Veterano Maycom Elias Alfim, Ex Comandante da 2ª Cia Ind, do ex Chefe da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da ABM, Ten Cel BM Veterano Marcos Moreira Santiago e do ex Comandante de Companhia do Corpo de Bombeiros de Barbacena, Major BM Evaristo Celino.

Cada história, cada lembrança, cada militar que passa, deixa sua marca, e por isso, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) procura sempre honrar aqueles que contribuíram com essa trajetória tão sublime. Rememorar o passado na certeza de que nossos heróis veteranos foram cruciais para proporcionar o bom momento que vivemos! Reservamos um momento para nossa sincera homenagem aos honrosos Bombeiros Militares da Reserva e Reforma, que, em seu tempo de serviço na ativa, são lembrados por terem combatido o bom combate a todo o tempo, com bravura e sacrifício, no período em que serviram à nossa Valorosa Corporação!

O CBMMG comemora este ano 113(cento e Treze) anos, graças aos nossos militares Veteranos que, desde os primórdios da história, se dispuseram a vestir a farda, bem como possuíram o espírito de corpo e fé na missão elevada do CBMMG.

Assim, exercendo com amor à profissão, seguindo com afinco os valores da hierarquia e disciplina, Valorização da Vida, Ética, Responsabilidade Social, Probidade Administrativa, Integridade e Honestidade, Compromisso, Eficiência, Imparcialidade, Transparência e robustez Física, com o propósito de salvar e valorizar vidas, de modo a inspirar pessoas e levar esperança.
Um a um, os militares iam chegando, se reencontrando, abraçando, contando histórias, num misto de saudade e alegria, revivendo momentos que ficaram marcados na lembrança.

Enaltecendo os veteranos, o Comandante da Unidade, Major Ronaldo Rosa de Lima disse que "É uma honra abrir as portas da Segunda Companhia Independente e ser anfitrião do evento, afirmando aos militares que a casa é, e sempre deles e estará sempre à disposição, pois quem trabalhou a vida toda na Corporação, merece o nosso respeito!".

Logo em seguida, os militares participaram de um coffee break, e de um almoço com churrasco na Sede da AABB Barbacena.