Bombeiros realizam curso de montanhismo no Exército Brasileiro

Início / Notícias Criado em: 11-04-2022 às 09h:04

Os atendimentos que envolvem salvamentos em altura são parte da rotina diária dos trabalhos dos bombeiros. Para realizar um intercâmbio de técnicas e conhecimentos, 30 bombeiros de todo o estado realizaram o Estágio Básico de Combatente de Montanha, ofertado pelo 12° Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (12 BIL Mth), na semana de 4 a 8 de abril de 2022.

A solenidade de encerramento do curso e aposição dos brevês aos que concluíram o estágio com êxito foi realizada no dia 8 de abril, às 11h30, no 12 BIL Mth e contou com a presença do comandante do Comando Especializado de Bombeiros (CEB), coronel Sérgio José Ferreira.

O curso tem como principal função capacitar o militar a operar e conduzir tropas de qualquer natureza em ambientes operacionais de montanha, realizar escaladas, equipar vias provisórias e realizar salvamentos. Parte das atividades foi realizada no 12 BIL Mth e o acampamento na Serra da Piedade.

Em 2021, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) atendeu 1647 ocorrências de salvamento em altura em todo o estado. Com a pandemia e o distanciamento social, o número de pessoas que passaram a realizar atividades ao ar livre aumentou. Com isso, é cada vez mais recorrente os chamados para busca e resgate de pessoas que praticam montanhismo e outros esportes semelhantes.

Tradicionalmente, os cursos de salvamento em altura dispõem de uma carga horária reduzida em relação a doutrina específica voltada para o montanhismo.

O curso de montanha foi introduzido no Exército anos após a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial, 1944, quando auxiliou os Estados Unidos na região da Itália,  com êxito nas conquistas das montanhas de Montese e Monte Castelo. O primeiro estágio no 12 BIL Mth foi em 1982 e, desde então, já formou mais de 15 mil combatentes de montanha. O Exército Brasileiro ministra o estágio para as demais forças armadas e forças auxiliares de segurança pública.

O subcomandante do 12 BIL Mth, Tenente-Coronel Eliezer Junio de Andrade, em seu discurso na solenidade destacou o lema de curso: paciência, humildade e perseverança, que são essenciais para vencer os desafios da vida e afirmou: “Sintam-se honrados em ostentar o nobre breve de Montanha!”