Regressou na semana passada, a segunda equipe formada por 15 bombeiros militares e dois cães que seguiram para mais uma missão de ajuda aos nossos irmãos no Rio Grande do Sul. Assim como a primeira equipe, os mineiros tiveram uma missão semelhante a que viveram na tragédia de Brumadinho.

“Neste novo ciclo, fomos mobilizados para fazer a missão de busca e salvamento de pessoas desaparecidas na região de Bento Gonçalves; estamos levando diversos equipamentos e a nossa expertise nesse tipo de atividade em áreas soterradas, em áreas de enxurradas e de enchentes.”, explicou o tenente-coronel Welter Chagas que chefiou a equipe mineira.

A atuação se baseou em cenários de deslizamentos de terra, soterramentos e alagamentos, com o objetivo primordial de busca e recuperação de vítimas desaparecidas.

Foram realizadas buscas em pontos de interesse e passagem dos binômios para verificar áreas apontadas por outras equipes. Os trabalhos se concentraram na cidade de Bento Gonçalves e Muçum, na serra gaúcha, nas localidades Imaculada, Passo Velho e Santa Tereza, bem como no Rio das Antas e Rio Taquari.
Somente no Rio das Antas, foram realizadas varreduras em mais de dez pontos de interesse plotados por inspeções anteriores, empregando técnicas nos moldes do que foi feito em Mariana em 2015.

Ajuda dos cães

As cadelas Agnes, Pastor Belga, e Kali, Pastor Alemão, junto com seus tutores, auxiliaram no trabalho de busca por desaparecidos em escombros, galhadas, lama e outras situações em que o faro é fundamental para identificar pontos de interesse e otimizar o trabalho em áreas extensas.

Esta foi a terceira vez que o CBMMG enviou uma equipe para a região. Em outubro do ano passado, quatro bombeiros militares e três cães de busca atuaram no Vale do Taquari, na faixa central do RS, região que foi fortemente assolada por enchentes. Na ocasião, os binômios ajudaram na localização de vítimas que estavam desaparecidas. A corporação reafirma o seu papel também na fase de recuperação dos locais atingidos por desastres, compartilhando conhecimentos e técnicas aplicadas em operações de movimento de massa e soterramentos.