Na terça-feira da semana passada (12), na empresa de armazenamento de combustíveis Raízen em Governador Valadares, ocorreu um simulado de transbordamento de tanque seguido de incêndio, com a participação de bombeiros da região.

As guarnições foram acionadas via Cobom de forma convencional, com o intuito de aferir o tempo resposta. Na cena, os brigadistas da empresa já haviam realizado uma primeira resposta, resfriando o tanque adjacente ao sinistrado e as guarnições iniciaram os trabalhos sendo estabelecido o Posto de Comando e executado o Sistema de Comando em Operações (SCO).

Foram realizadas várias ações simultâneas, o que exigiu habilidade e conhecimento técnico dos militares empenhados. No posto de comando houve controle de efetivo, quantidade de líquido gerador de espuma (LGE), quantidade de água, montagem de posto médico, entre outros.  No combate em si, os militares foram divididos em duas frentes de trabalho: uma para resfriar o tanque adjacente de forma preventiva, evitando a propagação do incêndio e a outra se concentrou em aplicar o agente extintor espuma, para eliminar as chamas.

Apesar de não ser um exercício com fogo real, foi produzida espuma a partir do LGE, usando os canhões da própria empresa. O uso da espuma tinha dois objetivos, sendo um de combater as chamas no topo do tanque e outro de combater o incêndio na piscina de contenção. Foi utilizado cerca de cem mil litros de água.

O simulado preparou melhor os bombeiros militares para uma ocorrência dessa natureza e  os benefícios não se restringiram a aumentar a experiência dos bombeiros, mas também contribuiu para um fortalecimento da imagem do CBMMG, mostrando que seus componentes possuem alta capacidade técnica de atuar em casos complexos envolvendo combustíveis.