Na manhã de ontem (05), o Grupo de Mobilização e Educação Ambiental iniciou mais uma etapa do projeto para despoluição da lagoa dos bombeiros, no Centro de Treinamento Profissional (CTP) da Academia de Bombeiros Militar (ABM), denominado Operação Lagoa dos Bombeiros.

Fazem parte do Grupo de Mobilização, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), a Prefeitura Municipal de Contagem, a Secretaria de Meio Ambiente, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), além de líderes locais, representantes da sociedade civil.

A lagoa do CTP pertence ao grande complexo hídrico e macrobacia da Vargem das Flores, sendo que diversos estudos estão sendo desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com os objetivos de proteção da bacia, despoluição dos mananciais, recuperação ambiental e educação ambiental da comunidade. Nessa perspectiva, a Operação tem um caráter educativo, visando a conscientização da população quanto aos benefícios da despoluição da lagoa tanto para os bombeiros, quanto para toda a comunidade.

São várias etapas programadas para o ano de 2023, e uma delas envolve a visita a 640 residências, as quais possuem a rede de captação esgoto de forma irregular, mas que são passíveis de ligação na rede pública. Nessa primeira etapa, houve a mobilização em 150 residências, as que se encontram à montante do manancial do CTP.

O Centro de Treinamento da ABM reforça seu esforço, em prol da preservação ambiental e espera contribuir com a melhora da qualidade da água da lagoa e dessa forma, com o meio ambiente e toda a comunidade do entorno da região.