Bombeiros participam do I Encontro Nacional de Revistas Científicas

Início / Notícias Criado em: 07-10-2021 às 13h:41

A Revista Vigiles, periódico técnico-científico do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), tem 3 edições publicadas e já recebeu o Prêmio Inova Minas Gerais, do Governo do Estado. Para realizar troca de experiências e divulgar a Vigiles no ambiente acadêmico, militares participaram do I Encontro Nacional de Revistas Científicas, em Cabo Frio (Rio de Janeiro), no dia 1º de outubro de 2021.

O evento foi realizado de forma híbrida – presencial e transmitido pela Internet – e contou com participação de professores nacionais e internacionais, editores de revistas científicas de todo o país e abordou temas estratégicos para os gestores de periódicos como: indexadores, questões jurídicas, marketing científico, apresentação de cases de sucesso, sistemas operacionais de editoração eletrônica e outros.

A participação de integrantes da Revista Vigiles no Encontro faz parte das diretrizes de divulgação do periódico e aperfeiçoamento dos processos da revista. Uma das editoras da Vigiles, 3º sargento Camila Wenzel, afirmou que é importante a troca de experiências que os eventos propiciam. “Além do aprendizado com especialistas no assunto, conseguimos realizar contatos profissionais, que são importantes no ambiente acadêmico e, assim, somamos esforços para o desenvolvimento da atividade de bombeiro militar também como campo de conhecimento”.

A Revista Vigiles recebe artigos de 10 áreas de concentração propostas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e que tem interface com o serviço de bombeiro. Os artigos passam por todas as normas e protocolos nacionais previstos pelas revistas científicas, como avaliação por pares, periodicidade, fluxo editorial, participação externa e demais preceitos científicos.

A atividade científica no CBMMG é desenvolvida pela Academia de Bombeiros Militar (ABM), nos cursos de formação da instituição, que são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Os trabalhos realizados pelos alunos versam sobre a atividade de bombeiro, que é técnica e transita em várias vertentes como engenharia, saúde, biologia, psicologia, direito, administração, além de assuntos específicos.

Em dezembro deste ano, a Revista Vigiles lançará a 4ª edição do periódico. Para mais informações sobre a Revista e como publicar acesse o endereço: www.vigiles.bombeiros.mg.gov.br