Os desafios dos atendimentos de emergência no sudeste do país, a superlotação dos hospitais, a integração das equipes de atendimento pré-hospitalar e o funcionamento dos serviços de emergência foram alguns dos debates realizados no I Congresso Sudeste e IV Congresso Mineiro de Medicina de Emergência, organizado pela Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE), nos dias 14, 15 e 16 de setembro.

Militares do Grupo Temático Operacional de Bombeiros (GTO) de Atendimento Pré-hospitalar (APH) participaram do evento, que também contou com a presença de autoridades nacionais e internacionais de diversos órgãos que atuam na saúde ou de forma conjunta, nas atividades de emergência.

A coordenadora do GTO de APH, capitão Shirley de Carvalho Neves destacou a importância da participação dos bombeiros nas discussões sobre os serviços de emergência em Minas Gerais: “os bombeiros são parte do sistema de atendimento de emergência e temos muito a aprender e a contribuir nos debates propostos pelo congresso, sempre com foco no melhor atendimento para a vítima”.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) tem como uma das suas missões institucionais a realização de atendimento pré-hospitalar em todos os tipos de ocorrências e atende mais de 100 mil chamados por ano de APH em todo o estado mineiro.