Nesta quarta-feira (26), a Escola Estadual Cívico-Militar Governador Bias Fortes, em Santos Dumont, recepcionou o treinamento de brigadistas orgânicos, contando com o apoio do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM) de Juiz de Fora, sob o comando do tenente-coronel Patrick.
A renomada escola, que é conhecida pela população como “A Vocacional”, é administrada pela Diretora Roselene Andreia dos Santos, em gestão compartilhada com o tenente Renato Maia. Já a ação surgiu de uma conversa entre o gestor militar da ECIM, tenente Maia e Dirceu Rodrigues, coordenador da Defesa Civil municipal, que identificaram uma lacuna na preparação da cidade para diversos tipos de sinistros.
Em resposta a essa demanda, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais foi prontamente acionado para proporcionar o treinamento, visando capacitar a comunidade local para oferecer uma primeira resposta eficaz em situações de emergência.
A formação com carga horária de 8 horas, teve como objetivo capacitar 25 participantes, incluindo membros da Polícia Florestal, Defesa Civil Municipal, Clube do Jipe, Bombeiros Profissionais Civis da empresa Dow Brasil, funcionários do Supermercado BH e da Prefeitura de Santos Dumont, além de representantes da administração pública local, como o vice-prefeito Ernani Luiz de Andrade, o chefe de Gabinete e vereadores da Câmara Municipal Everaldo Barbosa e Dorival Marcos de Oliveira.
O treinamento, que foi teórico e prático, ocorreu nas instalações da ECIM Governador Bias Fortes e representou um importante passo no estreitamento de laços entre a escola e órgãos estratégicos do município. Esta iniciativa não só fortalece a segurança e a preparação da comunidade local, mas também solidifica o papel da ECIM como um centro de educação e colaboração com diversas entidades públicas e privadas, em prol de um município mais seguro e bem preparado.