Na última sexta-feira (15), o Pelotão de Bombeiros de Itabira, com a participação dos militares da 4ªala operacional, atendeu a solicitação de instrução na Escola Estadual Professor Emílio Pereira de Magalhães, direcionada aos alunos do primeiro e segundo ano do curso de Ensino Médio Integral Técnico em Logística, totalizando 37 estudantes, que atualmente estão cursando a disciplina de armazenagem e movimentação de materiais.

A instrução teve ênfase na prevenção e combate a princípios de incêndio e noções básicas de primeiros socorros, sendo acompanhada pelo professor Wander Pinto Ribeiro. Durante a atividade, foi apresentado conteúdo teórico e prático alinhado ao universo relacionado à matéria, tais como:

Teoria do fogo:  diferença entre fogo e incêndio; triângulo e tetraedro do fogo; comportamentos do fogo. Já sobre o combate, os estudantes tiveram instruções sobre: classes de incêndio; métodos de extinção; agentes extintores; extintores de incêndio; gás liquefeito de petróleo. Eles receberam capacitação também sobre o abandono de área e primeiros socorros; passo a passo para evacuação e primeiros socorros em situações de incêndio.

Durante a atividade os alunos apresentaram engajamento e interesse no assunto, sendo realizadas também demonstrações práticas de combate a princípios de incêndio em materiais sólidos e líquidos inflamáveis, com a participação dos alunos, utilizando extintores de incêndio apropriados para cada classe e o método de abafamento. Assistiram ainda uma demonstração com o manuseio de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).

A atividade, que faz parte do projeto Bombeiros nas Escolas, contribuiu para agregar na formação dos alunos e ensiná-los a atuar na prevenção de sinistros, além de promover a sensação de segurança com a presença do CBMMG no contexto da sociedade civil.

Imagens produzidas com o consetimento dos pais ou responsáveis.